O que você quer?
O ser humano tem uma capacidade natural e fantástica de aprender.
Quando crianças, logo na primeira infância, não questionamos esta capacidade e o processo fica muito mais fácil. Aprendemos a andar, ler, escrever, fazer amizades e enfrentar desafios de forma espontânea, através da observação e persistência. Já observaram como uma criança é determinada em relação ao que quer e descobre formas criativas de realizar seus desejos?
As crianças não se julgam ou se criticam diante de um eventual mal desempenho. Procuram outro caminho, outra solução, simplesmente vão em frente, com foco e determinação.
O julgamento e a autocrítica aparecem depois, geralmente por interferência dos adultos....
Em meus atendimentos de Coaching, não é raro me deparar com clientes que afirmam que alimentar o lado julgador e crítico tem o propósito de melhorar o desempenho. Mas quando lhes questiono a respeito dos resultados positivos deste hábito, não sabem me dar exemplos. A intenção pode até ser positiva, mas o resultado geralmente é negativo.
Quando encaramos os nossos erros procurando aprender com eles e fazer diferente, temos maior chance de dar novos passos no sentido de realizar o que desejamos.
O Coaching funciona assim, despertando a nossa capacidade de aprendizado e ação.
Um processo de Coaching nos permite vivenciar um profundo processo de mudanças positivas, internas e externas. O primeiro passo rumo à mudança acontece quando elevamos o grau de consciência sobre o que queremos.
Quando estamos envolvidos emocionalmente em uma determinada situação, seja ela pessoal ou profissional, nem sempre é fácil enxergarmos com clareza o que está acontecendo e o que queremos alcançar. Geralmente sentimos um grande incômodo e a necessidade de fazer algo a respeito. E então surge a dúvida: por onde começar?
Recomendados pelo LinkedIn
Entrar em contato com o que estamos sentindo, pensando e querendo diante da situação que se apresenta é fundamental.
Na correria do dia a dia, muitas vezes deixamos de lado o que é realmente importante e priorizamos fazer o que é urgente. Dessa forma, acabamos prolongando aquilo que nos incomoda. É uma questão de escolha...Cabe unicamente a nós a decisão do que mudar e de quando mudar.
Seja o que for que deseje mudar em sua vida, verifique o quanto isso é importante para você e assuma a responsabilidade pela mudança. A vida passa rápido demais e hoje é sempre um bom dia para começar!
Regiane Cividati
Coach e palestrante
Illuminare Desenvolvimento Pessoal
regianecividati@gmail.com
Ajudo coaches, consultores, mentores e pequenos empresários. Juntos, criamos sistemas de vendas inteligentes. Diariamente, geramos potenciais clientes qualificados. Tudo isso com menos esforço e mais previsibilidade.
2 aExcelente, Regiane :)