A Inteligência emocional e o sucesso
Lembra daquele seu colega de escola que não tirava notas muito boas, mas sempre dava um jeito de conseguir o que queria? E daquele de que tinham certeza que seria algum gênio no futuro?
Qual deles será que teve mais sucesso depois de alguns anos?
Muito provavelmente o primeiro.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) concluíram que pessoas com níveis de Q.I. dentro da média superaram a performance daqueles com os maiores Q.I.s em mais de70% dos casos.
Ou seja, na grande maioria das vezes, “meros normais” tiveram mais sucesso do que pessoas consideradas como muito inteligentes.
O que fez tamanha diferença, então?
Resposta: Inteligência emocional.
Sim, na busca do sucesso, a inteligência emocional é mais importante do que a inteligência cognitiva.
Os mesmos pesquisadores testaram mais de 500.000 pessoas e concluíram que apenas 36% delas sabiam, de fato, identificar suas emoções à medida que elas aconteciam.
É importante ressaltar que “emoções” vão muito além do significado sentimental ao qual normalmente são associadas. No trabalho ou em casa, em família ou entre amigos, comendo ou até dormindo, você está sempre dentro de um fluxo de emoções.
Inteligência emocional é a sua habilidade de entender este fluxo de emoções tanto em você quanto nos outros e a sua capacidade de usar este entendimento para gerenciar o seu comportamento.
Basicamente divide-se o tema em dois grandes grupos: competências pessoais e competências sociais.
Em cada grupo trabalha-se tanto a consciência quanto a capacidade de gerenciamento de cada competência, gerando então quatro habilidades distintas:
- Autoconhecimento - refere-se à sua capacidade de compreender suas próprias emoções e tendências em diversas situações. Muitas vezes, as emoções aparecem sem aviso, por isso é tão importante entender por quê certas coisas geram determinadas reações em você. Autoconhecimento nada tem a ver com o descobrimento de motivações profundas ou subconscientes, mas sim ter uma abordagem objetiva e honesta sobre aquilo que te move.
- Autogerenciamento – Refere-se à sua capacidade de usar o seu autoconhecimento para ser flexível ao ponto de conseguir direcionar positivamente o seu comportamento. Significa gerenciar as suas emoções e reações à situações e pessoas, mesmo que você tenha que colocar certas necessidades momentaneamente de lado, para atingir um objetivo mais importante.
- Conhecimento do outro – Refere-se à sua habilidade em perceber, de forma precisa, as emoções nos outros e de entender o que realmente está se passando com eles. É também a capacidade de perceber tudo isso, mesmo que você não concorde ou sinta o mesmo. O conhecimento do outro garante que você fique focado na verdadeira mensagem que está sendo transmitida.
- Gestão de relacionamentos – Neste caso, usa-se as três competências acima nas interações sociais. A través do conhecimento das suas emoções e das emoções dos outros, você poderá desenvolver sua habilidade de criar conexões solidas com diversos tipos de pessoas nas mais diversas situações, mesmo nas mais desconfortáveis. Com isso, poderá direcionar suas interações ao sucesso com mais frequência
Reforço ainda a importância destas quatro habilidades com outro fato:
A mesma pesquisa americana concluiu também que 90% das pessoas que tinham ótimo desempenho no seu trabalho tinham altos coeficientes de inteligência emocional (Q.E.). No lado oposto, dentre as pessoas que desempenhavam seus trabalhos negativamente, apenas 20% tinham um alto Q.E. Ou seja, Inteligência emocional é determinante para o seu sucesso.
Mas não se preocupe em correr para fazer um teste de Q.E., para saber se você terá ou não sucesso na sua carreira. Diferentemente de inteligência cognitiva (Q.I.), os fatores acima podem ser desenvolvidos a qualquer momento da vida. Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Queensland na Austrália descobriu que pessoas com baixos Q.E. e performance no trabalho podem equiparar-se aos seus colegas com alta performance, trabalhando unicamente a sua inteligência emocional. É uma questão de hábito. E como toda mudança de habito, está diretamente ligada ao quanto você pratica e se compromete com ela.
A verdadeira questão então, não é se você é ou não capaz de chegar lá, mas sim o quanto tempo vai esperar para ser, de fato, o protagonista da sua própria vida.
CONSULTOR DE TREINAMENTOS NA FOCUS CONSULTORIA,TREINAMENTO E SERVIÇOS
8 aNo tempos atuais, a inteligência de maneira geral tem sido objeto estudo em todo mundo, Q.I. alto apenas delineia fatos observáveis, mas o que interessa é o Q.E, como inteligência suscetível de relacionamento, de lhe dar com outro e reconhecer suas emoções.... O maior Q.I. do mundo é de um gari americano que vive só, e solteiro. As habilidades sociais é muito importante na vida, para equipe e pessoas. Bom artigo, continue escrevendo e vejo os meus artigos na área de comportamento.
Em julho do ano passado conheci o Método Lotus de Inteligência Emocional, aplicado pela SBie Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional. Fiz o primeiro treinamento, num hotel maravilhoso (um final de semana) e neste momento realmente me conheci, como jamais havia imaginado que seria capaz de fazer. Gostaria de convidá-los a viver também esse processo. Utilizo muitas técnicas de Inteligência Emocional em sala de aula e também em meu ambiente profissional, mas mais ainda na gestão da minha vida. Se alguém tiver interesse em participar, e nem todos terão, porque cada um tem a sua hora de buscar o autoconhecimento, me chame no particular. Mas somente aqueles que estiverem dispostos a vivenciar essa experiência extraordinária. O próximo treinamento será no final de semana dos dias 15, 16 e 17 de abril. Não perca essa oportunidade de mudar radicalmente sua vida! Abraço, Ricardo Krobel
Analista de Firmas e Poderes / Analista de Formalização / Gestão de BNDUs / Cadastro / Abono Operações
9 a👏👏👏Polícia conversando na rádio: _ Sr. Sargento , chegamos no local do crime. _ Passe o relatório... _ Uma mulher matou o marido. Foram 35 facadas, dois tiros, depois de asfixiar e decapitá-lo, e por fim o queimou... _ Nossa, qual foi o motivo do crime? _ Ele pisou onde ela estava passando o pano... _ E conseguiram capturar a mulher? _ Não sargento, estamos esperando o piso secar... 😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Senior Executive Assistant
9 aÓtimo artigo Paulo