O que você vê ao se olhar no espelho?
Em algum momento você se perguntou o que você observa ao se olhar no espelho?Somos um conjunto de características, adquiridas ou herdadas? Eis a questão principal, somos o que desejamos ser?
Atualmente vivemos num contexto que se cobra muito a existência de alguns traços de personalidade. Se você não corresponde esta demanda você se torna desqualificado para ocupar determinados lugares no contexto social.
A expectativa de se possuir uma habilidade em gerir as emoções, em lidar com o estresse, em estabelecer uma boa relação interpessoal faz com que o sujeito seja constantemente cobrado a ser muitas vezes o que não está apto a ser, por algum motivo, naquele momento, mas é sempre cobrado. Não correspondendo esta demanda, é estabelecido algum diagnóstico psiquiátrico ou psicológico, tais como, depressão.
Em contrapartida, a utilização do potencial criativo, utilizando-se do imaginário, não é muito valorizado na contemporaneidade, vendo muitos pensadores em “série” não com idéias próprias.
Deve-se refletir como está sendo a educação moderna, para possibilitar a construção de sujeitos pensantes e capazes de ser e agir atendendo também os próprios desejos, não apenas as demandas sociais.
Bibliografia:
Cury,A. O homem mais inteligente da história. Ed. Sextante. 2016. Rio de Janeiro.