Os três aspectos relevantes dos transtornos alimentares e obesidade: alimentação, corporalidade e dinâmica psíquica

Os três aspectos relevantes dos transtornos alimentares e obesidade: alimentação, corporalidade e dinâmica psíquica

Os transtornos alimentares e obesidade são problemáticas intimamente interligadas a alimentação, corporalidade e a dinâmica psíquica.

A alimentação ganhou relevância a parti do momento em que a sociedade dominou o fogo, e se distanciou do estado primitivo e teve que realizar um contrato social para se viver em comunidade.

Ao se inserir na sociedade se perdeu o realizar do prazer como gostaria e o sujeito passou a ser regido por regras sociais. Paralelamente o alimento ficou mais prazerozo de se ingerir pois com o domínio do fogo, a comida cozida, ficou mais saborosa.

O que antes se obtinha prazer de alguma forma, passou a ser substituido por ingerir alimentos, comendo-se mais .

Outro aspecto importante de se salientar é a relação com o corpo. O corpo é o rascunho das emoções.Quando o sujeito não consegue expressar seus sentimentos o corpo manifesta o que se sente. O constante investimento no corpo, ou comendo demais ou nada, é uma tentativa de atuar na própia vida e não se encontra recursos, se investindo no próprio corpo. Vivemos na época do somático.

A dinâmica psíquica é a forma de lidar com os sentimentos. Quando se tem determinada emoção e não se consegue elaborar o indivíduo passa para ação visando diluir a tensão. Os transtornos alimentares e obesidade podem ser a causa como a consequência de transtornos psiquiátricos.

A alimentação, a corporalidade e a dinâmica psíquica são fundamentos significativos para compreensão da obesidade, da bulimia e da anorexia. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos