O Sorriso do Dólar
O Sorriso do Dólar é uma teoria formulada pelos gestores por Stephen Jen e Fatih Yilmaz no início dos anos 2000.
A teoria tem a premissa de que o Dólar tende a se valorizar sempre que o mercado está em dois extremos opostos da economia americana e global.
Em uma das pontas do sorriso está a economia a pleno valor, crescendo e com os indicadores otimistas. Quando a economia americana está pujante, andando a galopes, isso atrai os investidores para o país, o que faz a moeda se valorizar.
Na outra ponta está a recessão. Quando a economia americana dá sinais de desgaste, de desaceleração e final de ciclo, isso acaba tendo um impacto na economia do mundo todo, e para se proteger, e avesso ao risco, o investidor acaba buscando moedas mais fortes, como o Dólar.
A valorização do Dólar frente ao Real, possui diversos fatores domésticos, para entender mais sobre esse tema especificamente, você pode ler esse artigo.
Nas últimas semanas, vimos alguns indicadores da economia americana indicando uma possível recessão.
Os pedidos de auxílio desempregos nos Estados Unidos atingiu seu pico nos últimos 11 meses. O total de pedidos de seguro-desemprego chegou a 249 mil, 14 mil a mais do que o mês anterior. Flutuações são comuns, mas é preciso ficar atento.
Também na última semana, o FED sinalizou uma possível queda na taxa de juros americana ainda para 2024, o que indica um possível início de desaceleração da economia.
Recomendados pelo LinkedIn
E por último, e não menos importante, o Payroll. Explicando de forma resumida, o Payroll é um relatório elaborado pelo FED com informações do mercado de trabalho nos EUA apresentado dados de geração de emprego, balança comercial e salário médio por hora.
Os dados de Agosto vieram piores do que o esperado. Foram 114 mil vagas de emprego criadas, sendo a expectativa de mercado de 175 mil. A taxa de desemprego por sua vez subiu de 4,1% para 4,3%.
Buscando uma visão de longo prazo, olhando para o US Dollar Index, que compara o Dólar com as demais moedas fiduciárias do mundo, desde 2014 observamos uma tendência de alta do Dólar, que persiste até os dias atuais.
Saber o valor exato do Dólar frente ao Real é um exercício de adivinhação, impossível. O que podemos é entender os sinais para estar a favor da tendência.
Até a próxima.
Marcelo Alemi, o MonkeyStocks.