O sucesso da cultura corporativa baseado na era digital
Ao tomar a decisão de buscar inovar nos negócios e se transformar digitalmente, muitas empresas traçam seu plano estratégico e abrangente com foco nos resultados. Porém, apesar dessa atitude ser correta, é importante que esse plano vá mais além e se pergunte o quão dispostas as empresas estão para a modificar sua cultura em prol da agilidade e inovação.
De acordo com pesquisadores do MIT Center for Information Systems Research (CISR) “a transformação digital não é sobre tecnologia – é sobre mudança”. E, pensando nisso, as equipes de TI têm a tarefa de investigar a existência ou o status da cultura corporativa, para garantir a adoção e o sucesso de toda a transformação digital.
Uma das melhores maneiras de se adaptar ao ritmo rápido de mudança é abandonar os longos ciclos de projeto e tomada de decisão, optando por reestruturar grandes equipes e hierarquias verticais em times menores e mais ágeis, por exemplo, com equipes interdisciplinares de maior autonomia.
Esse tipo de modificação produz resultados tangíveis em semanas, ao invés de meses ou anos. Além disso, acelera uma ampla transformação digital. Por exemplo, um cliente pode ser orientado a produzir um manual – uma das primeiras e mais importantes tarefas do projeto de transformação digital - em apenas algumas semanas.
Outra ideia é usar dados como uma moeda dentro da organização. Parte-se de um princípio que informação é poder e, por isso, é comum que departamentos acumulem dados como uma forma de aumentar sua influência em uma organização. Para os negócios da era digital, essa forma de pensar deve ser abandonada de vez e, por isso, é interessante promover conexões e interações entre as equipes. Um ambiente com amplo fluxo de dados ajudará no reforço e transformação da cultura interna. E auxilia na tomada de decisões das empresas,
Importante também que os principais executivos da companhia podem e devem fazer parte desta mudança, liderando os colaboradores pelo exemplo. Seu papel será implementar processos e práticas que unam as equipes, promovendo colaboração e uma cultura mais ampla, ágil e inovadora. Os executivos C-Level precisam incorporar essa nova cultura no seu dia-a-dia, contribuindo para que ela seja abraçada pelas equipes de forma rápida e efetiva.
Enfim, uma transformação digital em organizações vai além de tecnologia. É necessário promover uma cultura de inovação com estímulos variados como promoção de atividades internas, gamificação etc., envolvendo todos os colaboradores para que a mentalidade seja inovadora, criativa e profundamente atrelada aos valores e princípios da organização.
Management Consulting | Business Efficiency | Innovation | Energy
5 aExcelente!