"O turismo é um grande negócio"

"O turismo é um grande negócio"

Os investimentos em promoção internacional retornam ao país, tanto para trabalhadores e empresários quanto para o poder público, através do consumo dos turistas estrangeiros que nos visitam.


Segundo estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas em 2016, a cada R$ 1 investido em promoção internacional, R$ 20 são injetados na economia por meio do consumo de produtos e serviços pelos visitantes. O turismo impacta de forma direta e indireta mais de 500 atividades econômicas, emprega formalmente 7 milhões de pessoas e representa quase 7% do PIB brasileiro. 


“Essa é uma cadeia econômica extremamente democrática: do vendedor de mate na praia ao dono do hotel, todos ganham com o turismo, inclusive o poder público, que arrecada mais com o aquecimento da economia. Todo mundo ganha com a promoção internacional do nosso turismo.” 


Turismo não é só lazer. Turismo é emprego, renda e desenvolvimento sustentável. 


Tomamos ações na Embratur que já refletiram no turismo neste primeiro semestre, mas precisamos atuar também pensando no turismo do futuro. E em qual Brasil queremos que o mundo veja e conheça e tenha vontade de visitar. Por isso, abrimos frentes de trabalho na Embratur que pensam o futuro da atividade, criando as áreas de Sustentabilidade, Transformação Digital, Dados e Inovação.


Apoiamos a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém, e da Copa do Mundo de Futebol Feminino no Brasil, em 2027 e lançamos no Rio de Janeiro, o EmbraturLAB,  o laboratório de inovação tecnológica para melhorar a experiência dos turistas e democratizar tecnologia no setor.


O tema inovação no turismo é importante pela alta competitividade do setor. Além disso, a inovação pode levar a melhorias significativas na eficiência e qualidade dos serviços turísticos, com a utilização de tecnologia para aprimorar a experiência do cliente, melhorar a gestão de destinos e a promoção de produtos turísticos.


A inovação também pode contribuir para o desenvolvimento de novos produtos turísticos, que podem atrair novos públicos e aumentar o tempo de permanência dos visitantes em um determinado destino. Por exemplo, a criação de experiências turísticas personalizadas, como roteiros temáticos e passeios guiados, pode aumentar a atratividade de um destino para diferentes tipos de viajantes. Um exemplo disso é o Afroturismo.


A inovação também pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do turismo, por meio da adoção de práticas mais responsáveis e conscientes, que levem em conta a preservação do meio ambiente e a valorização da cultura e patrimônio local.


Por isso, a criação da área e da iniciativa EmbraturLAB se torna fundamental para pensarmos o turismo do futuro. 


A ideia deste laboratório é usar a tecnologia na formulação de soluções para melhorar a experiência dos turistas que visitam o Brasil. 


Nesta mesma iniciativa da Embratur , um big data está sendo desenvolvido para aprimorar os diagnósticos sobre quais são os problemas nos serviços turísticos aqui oferecidos. Mais do que resolvê-los, com estas ferramentas, também será possível, por exemplo, identificar potenciais para incrementar o que dá certo, a fim de melhorar a experiência do visitante.


Nossa intenção é que o EmbraturLAB se torne instrumento para o setor do turismo com o intuito de facilitar e democratizar o uso de tecnologias e disseminação de inovação, provendo soluções para o ecossistema de turismo a partir da inovação.


Nós também queremos nos apresentar ao ecossistema de inovação com a intenção de atingir pessoas, startups e empresas que já possuam alguma solução tecnológica inovadora que possa contribuir para o turismo, mas que ainda não tiveram espaço para testá-la ou colocá-la em prática. 


Nós costumamos dizer que o EmbraturLAB tem como objetivo propor a união do melhor do mundo real com o melhor do mundo digital, absorvendo para si, o conceito phigital


A indústria do turismo requer a experiência vivida, sentida, experienciada na vida real. Porém, essa experiência pode ser melhorada, amplificada, e se transformar numa experiência real extraordinária, através do uso de inovação tecnologias, desde um hotel que pode usar tecnologia de realidade virtual para permitir que os clientes "visitem" as instalações e quartos antes de fazer uma reserva, ou um destino turístico que pode criar guias de viagem digitais que incorporam conteúdo interativo e multimídia para ajudar os visitantes a explorar o local de forma mais completa e envolvente.

Silvia Carneiro

Senior Lighting Designer | Top Voice | Ted Speaker | Professora | Prêmio DARK SKY Defender da América Latina 2024

1 a

Precisamos investir no Astroturismo

alessandra N.

Travel Designer & Tour Leader & Especialista em Vinhos | Expert em Tours Enogastronômicos e Soluções Criativas de Marketing | Colaboraçoes com Agencias de Viagens

1 a

Está acontecendo e o que estou vendo é impactante e eletrizante.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos