O valor que você dá para uma marca são as experiências que você tem com ela.
Moleskine abre uma cafeteria em Milão.
Porque um caderninho de bolso com capa de couro é tão cultuado? Pois é. Moleskine não é um caderninho de bolso com capa de couro.
É um moleskine.
Hemingway fazia suas anotações em moleskines. Van Vogh, Matisse, Pablo Picasso.
A marca Moleskine® é sinônimo de cultura, viagem, memória, arte, imaginação, insights, criatividade.
E para reforçar a experiência com a marca, a cafeteria inaugurada em Milão, é um espaço de exposição, biblioteca, loja, cafeteria… A ideia de criar experiência além do propósito do produto, mas com o produto inserido, ajuda a ter ideia do estilo de vida de quem usa o produto.
Uma ideia pioneira? Não.
A Disney é uma grande loja que tem um parque de diversões dentro. Você tem a experiência (e eles são mestres nisso) mais magnífica da sua vida e em seguida é inevitavelmente direcionado para alguma loja. E compra. Sem pensar. Paga caro e sai feliz. Por quê? Porque a experiência valeu a pena.
A Heineken já criou bares e baladas temporárias, em referência mais direta ao produto, mas criando o ambiente ideal para consumir a bebida, passando o conceito da marca de maneira mais forte e imersiva.
Quantas vezes você pagou barato por algo e mesmo assim se arrependeu ou achou que não valeu a pena? Provavelmente porque a experiência foi ruim.
Associar o Moleskine com café é ótima. Café é o combustível oficial da criatividade. E cada vez mais as pessoas querem trabalhar em diferentes lugares. A mesa de trabalho agora é em qualquer lugar, o famoso nomadismo digital. Com um iphone, um laptop ou com lápis e um moleskine. Usa-se uma negócio para potencializar o que a marca moleskine vende: criatividade. De maneira tangível.
"The cafe is a way for us to provide a physical experience of the intangible dimension of the lifestyle brand we've been defining,"
Arrigo Berni, CEO da Moleskine.
Cada vez mais a ideia de carregar as marcas que as pessoas gostam. E alimento é um caminho interessante pois trabalha com sensações que um tênis, uma moto ou um caderno não conseguem atingir.
Porque não um cereal Nike, água de côco Adidas (ops, já tem!), uma padaria Maserati ou um restaurante de sushi Toyota?
Moleskine Café: Corso Garibaldi 65, 20121 Milan, +39 02 7200 0608