O velho, novamente novo! O que, na minha opinião, faz com que uma revista impressa ainda seja um sucesso no mundo digital

O velho, novamente novo! O que, na minha opinião, faz com que uma revista impressa ainda seja um sucesso no mundo digital

Recentemente na aula de Growth Hacking, na PUCRS, com o palestrante Raphael Lassance (@rlassance) , escutei a seguinte frase:

"Não é porque você não usa, que pode não funcionar para você"

Essa frase foi como um gatilho e minha mente começou a fervilhar de idéias, precisava colocar pra fora da mente, anotei tudo, vários rascunhos e venho compartilhar com vocês minha conclusão.

E antes, mais uma frase pra gente continuar:

"Você acha que é irrelevante, pq todo mundo esta jogando na zona de segurança!" - Raphael Lassance

Vou exemplificar: pra todo lado que você vai na internet é a mesma coisa. Dizem pra você investir em Links Patrocinados, Social Ads, SEO, SEM, E-mail mkt, sopa de letrinhas pra todo lado.... e gente, não sou contra, sou totalmente a favor tá?

Eu sei que revista impressa é o grande pesadelo para o profissional de marketing digital, pois não da pra vc instalar os códigos dos analytics para obter métricas de acesso.

É importante lembrar que o marketing tradicional e o digital não estão separados. No fim, o que importa mesmo é que a jornada do cliente passa por vários canais e formatos, on-line ou off-line e é papel do marketing estar presente onde o público estiver.

Ambos são canais que podem trazer ótimas oportunidades. Mudando um pouco de assunto mas não fugindo do contexto, eu não sou muito familiarizado com a arte de pescar, mas sei que um tipo de isca não funciona com o todos os tipos de peixe. Assim como aquele ditado:

"Ta querendo matar formiga com tiro de canhão" - Anônimo

Logo, dependendo do cliente que a gente almeja em conquistar temos que usar ferramentas diferentes e é exatamente nessa lacuna que eu quero trabalhar a minha linha de raciocínio.

Como meu foco comercial são nas médias e grandes contas, ao mapear a jornada desse tipo de cliente, vi uma grande oportunidade em continuar a publicar um material impresso e fechar mais negócios com isso.

Me baseando não apenas em uma "persona" dentro de uma empresa (tradicional do Inbound Marketing), mas sim, concentrando a atenção em vários stakeholders que representam aquela oportunidade, pois em grandes empresas o processo decisório passa por várias e várias pessoas, e estas exercem várias funções e possuem níveis hierárquicos distintos, cada uma dessas pessoas precisa de um canal, um formato de conteúdo e diferentes níveis de personalização.

"Aonde tem fumaça, tem fogo." - Anônimo

Vc sabia que UBER e AIRBNB, lançam revistas anualmente? Então tem algo ai, correto?

Aprendi que enquanto alguns perfis de pessoas, como analistas e gerentes de marketing são mais facilmente impactados por comunicações digitais, CEO's, diretores e gerentes de outras áreas se mostram um desafio maior.

Li recentemente em uma uma pesquisa de hábitos de executivos e descobriram que revistas especializadas são a segunda principal fonte de informação para os clientes acima de 200 funcionários, ficando atrás somente de portais de conteúdo! Em outras palavras, existe uma oportunidade imensa de estar mais presente na vida dessas pessoas, no formato de uma revista impressa!

Com esses dados, fica claro como uma empresa como a NEI.com.br está perpetuando há 46 anos no mercado industrial brasileiro como líder no segmento, se reinventando com ferramentas de Social Ads, SEO, SEM, E-Mails Mkt, Webinar, entre outros e continuando com também com a revista impressa, que, mesmo nos dias atuais, continua com o objetivo de levar lançamentos e novidades do mercado industrial. Tudo isso sincronizado com as principais feiras e eventos do segmento industrial.

Você pode colocar sua marca em nosso portfólio de produtos, saiba como clicando aqui.

Já não se trata mais de fazer algo interessante para nossa marca ou autoridade (o que vai acontecer de qualquer jeito), mas sim, conseguir realmente manter e aumentar nossa cobertura e canais de penetração nas empresas.

Espero que esse artigo seja de valor para demonstrar não somente a possibilidade de se utilizar da transformação digital para pensar em formatos tradicionais, mas também a necessidade de entender que cada estratégia é particular de cada empresa.

Alan Pereira

Gostou deste post? Curta, comente e compartilhe!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos