Onde posso buscar eficiência no Fluxo de Caixa de uma Empresa?
Existe uma grande preocupação em manter as contas em dia, e para isso o pessoal da área financeira fazem verdadeiros milagres, "contanto as moedinhas no fundo da gaveta" para não atrasar os pagamentos.
Existe até uma preocupação com o faturamento diário para conseguir levantar o caixa necessário, levando inclusive a "antecipar" alguns desses faturamentos, para poder fechar as operações de antecipação (descontos, cauções, contas garantidas, etc.).
Muitas vezes, se esquecem de alguns detalhes importantes para o impacto destas operações no próprio fluxo de caixa, e podemos citar algumas delas:
- Antecipando o faturamento no final do mês, por causa de um ou dois dias, estarei antecipando algumas contas a pagar, tais como: impostos, comissões, premiações, etc.;
- O fechamento de algumas contas garantidas e outras linhas de crédito rotativo tem o débito dos juros no primeiro dia útil após o fechamento do mês;
Novamente chamo a atenção que nas empresas a preocupação maior fica com o volume de faturamento e não com o volume de resultado.
Mas também existem alguns outros acontecimentos que passam desapercebido e podem estar prejudicando o seu fluxo de caixa.
Nós estamos usando a informação digital em uma escala nunca antes utilizada, e passamos a acreditar que por facilidade, uma informação digital recebida está correta, e não nos preocupamos em realizar muitas conferências, afinal, os ERP'S tem uma série de parâmetros para garantir a integridade da informação.
Passamos a receber os XML'S das Notas Fiscais Eletrônicas, fazer a importação destes dados, e a partir daí, tudo corre o seu processo sem que ninguém praticamente faça conferências destas informações.
O primeiro impacto que isto pode causar é no custo das mercadorias, pois podem acontecer alguns problemas:
- erro na geração da DANFE por conta do fornecedor;
- erro de interpretação dos eventos fiscais que estão envolvidos nesta DANFE;
- erro de parametrização do sistema para a operação em questão;
- erro humano ao fazer a vinculação desta DANFE;
- erro de processo eletrônica do seu sistema de ERP;
- desconhecimento de como tratar a informação e resolução do problema por chute ou tentativa e erro;
- geração de informações inconsistentes ou incorretas para o Fisco através dos arquivos eletrônicos digitais (SPEDS).
O que estas ações podem causar? Bem, podem causar dois tipos de situações:
- Apropriação incorreta dos impostos, gerando um valor maior do que o devido para ser pago;
- Cálculos incorretos de impostos, levando também a um valor incorreto para pagamento;
Qual seria a forma de poder me prevenir para que esta situação não gere os impactos negativos para minha empresa?
A empresa pode fazer uma auditoria regular de suas informações eletrônicas para corrigir estes problemas, identificando as causas dos mesmos.
Através do uso de Sistemas de Inteligência Artificial, a KAMAI realiza este trabalho, realizando o cruzamento das informações que estão nas bases de dados dos Fiscos Federais e Estaduais, e compara com os dados que você gerou em seus SPEDS, e com isso gera uma analise com 100% das suas informações fiscais.
Com isso a assertividade dos cálculos dos seus impostos irá aumentar muito, e o impacto direto no seu fluxo de caixa será muito otimizado, gerando uma eficiência financeira maior para sua empresa.
Se quiser saber mais a respeito, fale comigo.