ONG, quem é você?
Eu brinco que estou me especializando em marketing para levar os conhecimentos das grandes empresas para o terceiro setor. Afinal, se o uso da ferramenta deu certo para elas, por que não aplicar em outros setores da sociedade buscando como resultado a melhoria do país em que vivemos?
A verdade é que eu me apaixonei pelo terceiro setor. Entrei nele procurando fazer parte da ação e gostei do que vivi. Mas entender sobre comunicação se mostrou insuficiente. Se queremos expandir o trabalho, precisamos mergulhar no marketing. E, uma das maneiras para começarmos é fazendo um autodiagnóstico.
Aí, amigos do bem, eu pergunto:
Quem é você?
Consegue responder a essa simples questão? Esta é uma boa maneira de começar a expansão. Interiorizando-se. Não adianta escrever sua missão, seus valores, seus objetivos se você nem sabe quem é.
Quem te segue nas redes sociais? Quem são seus doadores? Quem te admira? Quem se inspira no que faz? Você é mulher como a Netflix? É jovem e descolado como a Coca-Cola? "Conhece-te a ti mesmo."
Você pode ser mais que um. Afinal, se relaciona com diferentes "stakeholders". Mas se estudar é um ótimo início até para um recomeço. Pode demorar. Pode ser difícil e gerar muito debate. Mas, com certeza, a instituição sairá fortalecida após essa ida ao psicólogo. ;)