A opção pelo mais fácil é sedutora
Não tem muito segredo. Buscamos formas e fórmulas de nos desenvolver cada vez mais, cada vez mais rápido. Não é à toa que a sessão de auto-ajuda voltou com tudo nas livrarias. Só que no excesso de consumo de conteúdo e informação, muitas vezes esse conhecimento fica raso, e na hora de colocar em prática, parece que nada funciona de verdade.
Esse é o perigo da fórmula, e com vendas não é diferente. Elas funcionam, mas com os ajustes e particularidades que cada contexto pede.
Eu fico me segurando para não reproduzir fórmulas e processos no que tenho escrito, e tenho buscado mais fazer aprofundamentos e ligar pontos, onde consegui encontrar a origem do que toda a sopa de letrinhas de SPIN-BANT-GPCT ensinam.
Confesso que tenho produzido menos do que me propus, mas tenho gostado de fazer assim. Às vezes, com mais pressa ainda, já nos colocamos a produzir conteúdo sobre o que acabamos de ler, e o conhecimento vira uma sopa bem ralinha. A cópia da cópia da cópia da cópia… Melhor esperar a próxima ficha cair!
O processo de entender como vendas funcionam para mim sempre foi uma eterna descoberta, meio que solitária, mas sempre que compartilho epifania com pessoas próximas, eles concordam e repetem algo que já tinham me ensinado lá no começo. Não tem jeito. Tem coisa que precisa de tempo mesmo, né?
Então minha sugestão é que, estudem, aprofundem nos conhecimentos, apliquem e aprendam, porque um dia a gente descobre que o que estava escrito em pedra a gente só entendeu agora!
Inside Sales | Account Executive | Hunter | SaaS | HRTech | Talent Manegement
4 aEu achei genial esse artigo, Luccas Salgado! Principalmente porque ele extrapola suas linhas e não é uma particularidade só de vendas. Temos feito isso muito em outros campos da nossa vida. No âmbito do autoconhecimento pro exemplo, observei que me via sempre repetindo o que lia nos livros (verdade dos outros) e não observando a minha verdade que vem de dentro (por que realmente eu faço o que eu faço? E como voltar o olhar para os meus sentimentos torna tudo muito mais real e com sentido). E quando falamos de conceitos estruturados, de processos que já são bem desenhados, sem entender o porquê funcionam e sem investigar a fundo como é que estes se encadeiam, ou seja, os motivos reais como você vem disse, a gente acaba só escrevendo mais do mesmo.