OPERAÇÕES LOGÍSTICAS

OPERAÇÕES LOGÍSTICAS

  1. Características do modelo vigente (tradicional) x modelo de SCM

A tendência rumo à economia mundial integrada e à arena competitiva global está forçando as empresas a projetarem produtos para um mercado global e a racionalizarem seus processos produtivos de forma a maximizar os recursos corporativos. As empresas devem coordenar suas atividades funcionais dentro de uma estratégia coerente que considera a natureza global de seus negócios.

Essas características do modelo tradicional versus modelo de SCM são provenientes das cinco fases da logística, que segundo Novaes (2004) são:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O Supply Chain Management representa uma aplicação mais expandida dos conceitos e ideologias do modelo tradicional, abrangendo a cadeia produtiva em sua totalidade.

Enquanto o modelo tradicional foca apenas na integração interna entre atividades, a SCM aborda também a integração externa, estendendo sua aplicação ao fluxo completo de materiais e informações, partindo do fornecedor até chegar ao cliente final.

O modelo tradicional enxerga a competição de mercado como um realidade presente somente nas unidades de negócios, de forma isolada. Com o advento da SCM, a concorrência passa a ser vista como um fenômeno que engloba toda a cadeia produtiva. Dessa forma, a SCM permite uma melhor aplicação das potenciais sinergias entre as diversas partes da cadeia produtiva.

O foco no SCM está em satisfazer todas as expectativas dos clientes a um custo mínimo. Para tanto, torna-se possível a integração e o compartilhamento de informações e processos entre diferentes empresas, pela formação de alianças estratégicas que envolvem distribuidores, fornecedores e fabricantes.

Dessa forma, conclui-se que enquanto o modelo tradicional restringe-se ao fluxo interno físico dos produtos, a Supply Chain management aborda o fluxo de forma sistêmica, interativa e complexa, expandindo as fronteiras das organizações para um visão completa da rede de suprimentos.

2. Contribuição da informatização para o momento atual (plataformas, infovias, softwares e hardwares).

O conceito tecnologia da informação engloba as várias tecnologias que coletam, processam, armazenam e transmitem informações. “Assim envolve além de computadores, equipamentos de reconhecimento de dados, tecnologias de comunicação, automação de fábricas e outras modalidades de hardware e de serviços” (PORTER, 1999).

Tecnologia da informação refere-se aos diversos componentes com hardware, software, banco de dados e outros que, organizados, formam sistemas de informação que são conjuntos de TI organizados com um propósito específico. Os principais sistemas de informações gerenciais dão suporte aos processos globais da empresa, abrangendo todas as unidades organizacionais e conectando a empresa a seus clientes e fornecedores. Assim destacamos dentro dos processos logísticos os sistemas ERP (para toda a empresa), WMS (sistemas para centros de distribuição), TMS (sistemas para empresas de transporte).

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

3. Como as novas abordagens tornam as empresas mais flexíveis e adaptáveis?

O advento da globalização tem causado grandes mudanças nas relações de consumo.  Com o surgimento das lojas virtuais, os consumidores passam a ter acesso a qualquer produto ou serviço de forma instantânea, em qualquer lugar do mundo e sem sair de suas casas. A tecnologia também possibilitou o compartilhamento em tempo real de informações entre as organizações, otimizando os processos de colaboração a fim de melhor atender o consumidor final.

A obtenção de diferenciais competitivos torna-se obrigatória para as organizações que pretendem se perpetuar no cenário atual. Uma das principais alternativas para se conquistar diferenciais competitivos é a conquista de flexibilidade nos sistemas logísticos das organizações.

A TI aplicada ao SCM torna as empresas mais flexíveis a medida que permite a monitoração em tempo real do estoque em toda a cadeia. Dessa forma, torna-se possível a realização de mudanças imediatas nos pedidos dos consumidores, atendendo rapidamente as exigências dos clientes e as flutuações de demanda.

As novas abordagens permitem o gerenciamento de unidades isoladas como se fossem um único conjunto. A flexibilidade e adaptabilidade organizacional podem ser obtidas a partir de um bem gerenciado fluxo de informações, o qual possibilita uma melhor gerencia e precisão de informações nos diversos estágios da cadeia.

As empresas precisam se tornar eletrônicas com estratégias, organização e Sistemas, e o e-commerce possibilita acesso a outras redes que formam uma infra-estrutura de marketing e logística, portanto, significam grandes mudanças na comunicação e nos formatos de negócios, além de integrar telecomunicação, computadores e indústrias da mídia, gerando novas construções de relacionamento, por meio da internet, além de reduzir custos nas transações e nos canais de venda.

Na sua opinião do grupo como serão as operações logísticas no futuro?



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

NOGUEIRA, Amarildo de Souza. Logística Empresarial: uma visão local com pensamento globalizado – São Paulo: Atlas, 2012.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Geaה Felipe

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos