Os 3 Es do Sucesso da Empresa

Eficácia, eficiência e efetividade...

Para muitos, na administração, elas são semelhantes, mas, na verdade, possuem sentidos diferentes e entender o significado de cada uma delas pode fazer a diferença em uma gestão organizacional, independente do segmento, uma vez que será possível responder perguntas básicas como: Qual dos funcionários atuais é eficiente, eficaz ou efetivo?

Nunca é cedo ou tarde para se aprender o significado de palavras que podem contribuir na elaboração de um planejamento estratégico ou medir a qualidade de um processo interno, atribuindo diferentes indicadores.

 “Não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência algo que não deveria ser feito” Peter Drucker

 Então vejamos, segundo a administração:

 Eficiência:

  • Produzir o que era esperado, ao se entregar um trabalho de qualidade, no prazo estipulado e dentro de um orçamento pré-definido;
  • Conhecimento e procedimentos adequados asseguram a consistência técnica;
  • Envolve a forma como uma tarefa é feita.

Eficácia:

  • Enquanto eficiência está diretamente ligada a aprimorar os processos de trabalho, fazer o mesmo serviço e, também, conseguir gerar economias, aqui o principal foco é a qualidade da entrega e não a diminuição dos custos envolvidos na operação;
  • O tempo é muito valorizado diante dos prazos e da objetividade;
  • Refere-se ao resultado.

Efetividade:

  • Possuir uma equipe efetiva é o sonho de todo gestor, pois ela tem a habilidade de ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo e contribuir para o ganho de competitividade de uma empresa em relação a seus concorrentes.

 E mais do que entender o que é cada termo, o adequado é, também, medi-lo, através de diferentes indicadores, os quais ajudam no entendimento da evolução das metas estabelecidas.

Indicador de eficiência: verifica, por exemplo, se foi possível fazer uma atividade com uma quantidade reduzida de recursos ou em tempo menor daquele que foi determinado. Geralmente está relacionado a produtividade interna, redução de desperdícios etc.

Indicador de eficácia: confronta os resultados com as metas estabelecidas antecipadamente, acompanha se a coisa certa é realizada desde o início e foca a qualidade, credibilidade e o rigor na entrega.

 Nada como determinar uma relação de causa e efeito diante da análise dos diferentes indicadores, não é mesmo?

Mas como disseminar estes conceitos em uma empresa de maneira a iniciar um período de transformação de resultados e desempenho?

 Mais uma vez o papel da liderança é imprescindível para que as definições sejam disseminadas com maior clareza. Portanto:

  • Incentive os profissionais a buscarem ativamente novos conhecimentos e aprendizado;
  • Provoque a busca pelo crescimento pessoal e profissional em seus colaboradores;
  • Desafie todos aqueles que estão na organização;
  • Dê origem ao senso de responsabilidade.

 Quando o principal gestor ou líder de uma empresa está atento a dinâmica da eficácia, eficiência e efetividade dificilmente ele se engana com falsos sucessos, uma vez que elas estão embasadas em dados reais, os quais podem redirecionar estratégias e ações, potencializando resultados.

 “Concentre todos os seus pensamentos sobre o trabalho que está fazendo. Os raios do sol não conseguem queimar até serem levados a um foco.” Alexander Graham Bell, empresário e inventor americano que criou o telefone.


CONHEÇA MAIS SOBRE MEU TRABALHO:

 www.institutodeensinoeinovacao.com.br

#institutodeensinoeinovação #mudancademindset #coachingdenegocios #coachingdesucesso #coachingexecutivo #gestaoempresarialdesucesso #disrupção #mapamental #mindsetagil #inovacao #alogicadascoisas #agilidade #socrates #autoconhecimento #administradordeempresas #administracao #coachingonline #coachingbusiness #coachinglife

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Renata Fellini

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos