OS 6 PILARES - por Andrey Sartóri
Atualmente à sobrevivência e o crescimento das organizações dependem fundamentalmente da sua competitividade, às vezes de forma individual outras vezes coletiva. Um dos fatores mais relevantes para o alcance de maior competitividade consiste na estratégia de melhoria da produtividade nas organizações, conforme preconizado por Chase, et.al., (2006). As empresas precisam basear suas estratégias em SEIS pilares fundamentais:
Fonte: Autor
O lucro é a razão fundamental da existência de uma organização, sem ele a empresa não pode honrar com suas despesas, fornecedores e funcionários. O cliente é tão essencial quanto a própria empresa, sem o cliente a empresa não obtém lucro e não consegue se manter por muito tempo no mercado. Por fim, não menos importante os custos, cada vez mais as empresas estão competindo entre si e muitas vezes essa competição é decidida na redução dos custos operacionais. Isto é, quanto menor o custo para produzir um produto ou realizar um serviço de qualidade, menor será o preço final para o cliente e, portanto, mais atrativo fica.
McKinsey (1999) evidencia que o desenvolvimento acelerado do Brasil poderia ser obtido pelo esforço coletivo das empresas na busca por melhores níveis de produtividade. Para Campos (1999) isso só é possível, se todas as funções da empresa buscarem a melhoria contínua e a inovação, cuja sistematização e abrangência promovam uma sinergia positiva para os resultados de toda a organização.
Em outra dimensão temos mais três vertentes que precisam cada vez mais de atenção nas organizações, uma vez que sem esses pilares qualquer empresa estará fardada a encerrar suas atividades cedo ou tarde. Em primeiro lugar as pessoas são parte fundamental da existência da organização, sem elas nada pode ser feito, produzido, vendido, etc. As empresas ainda precisam de gente, e quando falamos de pessoas, elas precisam estar motivadas ou no mínimo satisfeitas em fazer o que são pagas para fazerem. O segundo ponto essencial está no seu produto/serviço, nenhuma empresa vende algo que ela mesma não compraria. Um produto competitivo no mercado é fundamental para gerar lucros e satisfazer clientes, e assim manter a empresa competitiva em um cenário cada vez mais voraz. Por último, mas não necessariamente nessa ordem os seus processos.
A melhoria continua dos processos organizacionais faz com que a empresa reduza custos ao nível de não prejudicar sua qualidade do produto ou do serviço prestado. No entanto, é preciso criar uma cultura de combater os desperdícios em todos os setores do estratégico ao operacional passando pelo tático. Muitas organizações averiguam seus desperdícios apenas no operacional com foco na produção, mas esquecem de combater em outros setores como administrativos e gerenciais. Desperdícios menos visíveis ou sentidos diariamente tornam-se gigantes ao final de um mês ou um ano. Motive as pessoas, melhore seus processos e você terá um bom produto. Reduza seus custos, satisfaça e atenda bem seus cliente e você terá um bom lucro.
Assessor de Monitoramento Setorial na Secretaria de Estado da Governança Corporativa
6 aMuito boa a matéria Andrey, um desafio grande de se alcançar, porem, não impossível. Com muita dedicação de todos, seguindo as regras básicas esse equilíbrio pode muito bem ser alcançado.