Os Benefícios das Emoções Positivas para um Clima Organizacional Criativo, Colaborativo e Humanizado

Os Benefícios das Emoções Positivas para um Clima Organizacional Criativo, Colaborativo e Humanizado

Este artigo traz uma compreensão das práticas apreciativas e dos impactos das emoções positivas para um bom clima organizacional. Como já atuei por mais de 15 anos em liderança, sei bem da realidade desafiadora que é liderar, especialmente quando se tem um clima organizacional em desequilíbrio, muitas vezes fruto da falta de conhecimento dos benefícios de uma visão apreciativa.

Uma pesquisa publicada na Harvard Business Review indicou que os colaboradores que sentem felicidade e bem-estar são 300% mais inovadores; 85% mais eficientes e 31% mais produtivos.

Cultivar emoções e pensamentos positivos, como, por exemplo, alegria, compaixão, gratidão, é um exercício, uma prática apreciativa que desempenha um papel crucial para quem deseja ter êxito na vida profissional e pessoal de forma sustentável.

As práticas apreciativas são técnicas baseadas no cultivo de pensamentos, comportamentos e emoções positivas que ajudam na adaptação às mudanças, no aumento de produtividade e de engajamento de equipe, na ampliação de visão, na melhoria da comunicação e no fortalecimento de um bom clima organizacional.

Importante saber que práticas apreciativas e cultivo das emoções positivas não são positividade tóxica, pelo contrário, são técnicas revolucionárias, curadoras de uma cultura, que muitas vezes se encontra, por alguns motivos, em estado de depreciação e não em sua plena força.  

A positividade tóxica é uma mentalidade ou comportamento que enfatiza a manutenção de uma atitude positiva a todo custo. Muitas vezes, ignora ou minimiza emoções negativas genuínas, levando a negação de sentimentos legítimos, como raiva, tristeza, medo, em vez de lidar com eles de maneira saudável e madura.

Por outro lado, as práticas apreciativas acolhem todas as emoções como importantes, até as consideradas mais negativas como a tristeza, medo e raiva. Sim, precisamos destas emoções para sentirmos a vida pessoal e organizacional em todas as suas dimensões. Não negar o que se sente, reconhecer e aceitar as emoções, é uma etapa importante para conectar pessoas e criar segurança psicológica.   

As emoções não são invisíveis, etéreas, imateriais, como muitos acham, em contraposição com as coisas materiais. Elas são reais! São reações corporais causadas por hormônios e neurotransmissores, liberados pelo cérebro em nossa corrente sanguínea, quando encontra determinados estímulos. Elas são tão reais que podem impactar uma pressão sanguínea, diminuir nosso estado de alerta, nossos batimentos cardíacos e nossa frequência respiratória.  

A neurociência explica que ressignificar pensamentos negativos e crenças limitantes com emoções positivas amplia a nossa visão e formam novos circuitos neurais liberando, assim, neuroquímicos saudáveis para o corpo, como, por exemplo, a serotonina que é relacionada a sensação de bem estar, de felicidade e a ocitocina conhecida como o hormônio do amor, do abraço.

Mindsets apreciativos apresentam resultados surpreendentes pois são generativos de uma vida pulsante na organização. Sendo assim, quando se consegue estimular pensamentos saudáveis, criativos, colaborativos, humanizados e emoções positivas há a possibilidade de uma mudança de comportamento duradoura, o que favorece um florescimento humano e uma inteligência positiva coletiva benéfica para toda a instituição.

 Este texto foi inspirado pelas aulas da Pós Graduação em Neurociência e Psicologia Positiva no Desenvolvimento Humano do IPOG.

 Sou Izabel Oliveira, ministro cursos e mentorias em práticas apreciativas para ajudar líderes na resolução de problemas de forma eficaz através de uma abordagem positiva com foco no florescimento humano e baseada na ciência.

 

Bruna Villafranca

Gestão Industrial | Especialista em Gestão de Pessoas | Psicóloga em formação

8 m

Acredito muito no potencial terapêutico de práticas voltadas para a saúde e bem estar mental dentro e fora das empresas. Parabéns pelo seu artigo!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Izabel Oliveira

  • Perfeccionismo X Excelência

    Perfeccionismo X Excelência

    Você já deixou de fazer algo porque não iria fazer com perfeição e terminou que nunca fez porque a perfeição jamais…

    4 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos