Perfeccionismo X Excelência
iStock Getty Images

Perfeccionismo X Excelência

Você já deixou de fazer algo porque não iria fazer com perfeição e terminou que nunca fez porque a perfeição jamais chegou? Já teve emoções negativas de frustração, medo, vergonha porque não alcançou a perfeição?

O neurocientista professor Dr. Pedro Calabrez diz que, “existe uma grande diferença entre perfeccionismo e excelência”. Fui refletir sobre a temática, pois já sofri muito com a ilusão do perfeccionismo e aqui compartilho de forma resumida como as Práticas Apreciativas me ensinam a sair da ilusão da busca pela perfeição para viver a realidade da excelência.

Eu tive alguns prejuízos ao focar na perfeição, perdi muitas oportunidades e tropecei no assunto relacionamento, pois a perfeição nunca chegava. A busca excessiva por um padrão de perfeccionismo elevado gera gatilhos para emoções negativas como, por exemplo, medo, frustração, vergonha, autocobrança causando danos à saúde física e mental, tanto do perfeccionista como das pessoas que estão ao seu redor.

Algumas vezes deixamos de assumir responsabilidades porque achamos que não estamos perfeitamente preparados; ou simplesmente acordamos no meio da noite pensando que tal situação poderia ter sido feita de outra forma; simplesmente, nada está bom para o perfeccionista.

Quando buscamos a perfeição, encontramos apenas decepção e nos sentimos inferiores aos outros. Para a professora de Neurociência das Emoções e Inteligência Emocional do IPOG Carmem Carvalho, “o perfeccionismo traz um nível de exigência tão elevado que não consigo superar rapidamente uma ação de erro ou de não satisfação com aquilo que faço”. Perfeccionistas são exageradamente críticos e exigentes, nada é bom o suficiente nem o que fazem, nem o que os outros realizam. A perfeição é uma ilusão, já a excelência é real, é alcançável.

Buscar pela excelência é o ideal, não falo de fazer as coisas de qualquer jeito, não é isso, é fazer o melhor que se pode fazer, é estar consciente de que o servir estará de acordo com um propósito maior; é entrar em estado de FLOW que acontece quando estamos tão absorvidos pela atividade com tanta energia, prazer e foco que nem sentimos o tempo passar. 

Algumas técnicas ensinam como alcançar a excelência, eu falarei das Práticas Apreciativas, pois além de estudá-las e a aplicá-las há mais de 10 anos na minha vida profissional, tenho-as como uma filosofia de vida, um modo de SER e ESTAR no mundo.

As Práticas Apreciativas ensinam que alcançamos a excelência quando servimos através do nosso melhor, sem necessariamente sermos o melhor, e, assim, entramos no fluxo da vida, do sucesso, da prosperidade emocional e financeira pois é acessado o nosso ponto de genialidade! Atingir a excelência nos faz sentirmos plenos e em estado de presença, pois ela é real e está ao nosso redor apontando para um mar de possibilidades.

Quando são aplicadas as Práticas Apreciativas em uma empresa/instituição, são identificadas, de forma coletiva, as suas principais forças e os seus maiores e possíveis sonhos, uma visão de futuro inovadora surge dando início a mudanças positivas. É um momento de reconhecimento da excelência da instituição e de toda a equipe. Inicia-se um estado de apreciação por nós, pelo meio onde estamos (seja uma empresa, organização, instituição, família, comunidade) e pelo outro (equipe, líderes, gestores, CEO´s), encontramos o melhor que existe naquele período de tempo, sistema e situação; incentivamos e motivamos pessoas para que as suas visões alcancem a melhoria contínua de forma saudável e colaborativa, pois a excelência, assim como a apreciação, é um meio e não um fim em si mesma.

Que possamos fazer o melhor que podemos fazer em cada projeto, em cada demanda, em cada entrega e, assim, sermos excelentes líderes, gestoras(es), colegas, amigas(os), que sejamos EXCELENTES SERES HUMANOS.

Este texto foi inspirado após assistir o módulo Neurociência das Emoções e Inteligência Emocional ministrado pela excelente Professora Carmem Carvalho, na Pós Graduação em Neurociência e Psicologia Positiva no Desenvolvimento Humano do IPOG.

Uma excelente semana, que possamos apreciá-la!

 

Diferenciação sempre atual a ser relembrada, sobretudo em um período que nos convida a perseguir expectativas irreais devido à pressão constante por produtividade!

Gaya Machado

Palestrante, Mentora, Consultora, Analista e Treinadora Comportamental | Mestre em Comunicação | Facilitadora exclusiva em Mind Skills®, Neurociências e Desenvolvimento do Potencial Humano | Founder Comunicação Conectada

10 m

Exelente reflexão!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos