os fatores da violência sexual no casamento
Fatores associados à violência sexual na conjugalidade.
Os papéis de género e a socialização. Quando os papéis de género se mantêm dentro de uma relação o risco de violência aumenta. O homem assimila o papel de autoridade, força, poder e assegura-se que a mulher sinta dependência dele. A mulher assume o papel de dependente do marido, de resignação, de inferioridade e até de assexualidade. Ela existe na relação para satisfazer as necessidades do marido e o homem existe na relação para as suas necessidades serem satisfeitas pela mulher.
O poder. Quando, por exemplo, um marido viola a sua esposa, ele está a utilizar o poder que sabe que tem sobre ela, não pelo desejo sexual ou para satisfazer alguma necessidade fisiológica sua, ele fá-lo simplesmente para demonstrar e confirmar que, naquela relação, é ele que detém o poder. O poder sobre as suas escolhas e o seu corpo. A mulher é total e perpétua propriedade dele.
Fatores associados a comportamentos sexualmente agressivos na relação marital.
Os de motivação fisiológica. Ativação sexual face a estímulos que são desviantes, o caso das violações dentro da relação íntima.
Os de motivação cognitiva. Mitos que desculpabilizam o comportamento sexual agressivo por parte do parceiro, como se esse comportamento fosse na realidade benéfico para a vítima.
Recomendados pelo LinkedIn
Os de motivação afetiva. Sentimentos de raiva do homem para com as mulheres ou para uma mulher em especial.
Os que surgem por problemas desenvolvimentais como o divórcio dos pais, origem de uma família numerosa, negligência de um ou de ambos os pais, já terem sofrido de abuso físico e/ou sexual, virem de uma família com antecedentes criminais, dificuldade de aprendizagem na escola ou demonstrarem uma certa associação com comportamentos sexuais agressivos.
Fatores associados à violação marital.
As mulheres que sofrem de violência física têm maior probabilidade de serem violadas dentro da sua relação; mulheres que estejam grávidas; situação de separação ou divórcio. A violação marital pode ocorrer em qualquer uma das fases da separação ou divórcio, antes, durante ou até depois; o estado de doença da mulher. Nestes casos a mulher encontra-se fisicamente mais frágil, o que pode vir a ser um fator de risco.
Ana Cláudia Gomes