Os incomodados que fiquem..
Estes dias, me peguei pensando sobre o ditado popular "os incomodados que se mudem". Você já deve ter escutado isso numa roda de amigos, numa discussão de vizinhos, em seu emprego e etc.. E, perceberam como esta frase é forte? Indiretamente, ela lhe diz: "eu sou forte e sustento aqui, você não está aguentando, vai embora, se mude!"
Nunca tinha percebido todo o sentido que vem carregado em falar esta frase e ainda mais no ambiente corporativo. Todos os dias, milhares de pessoas mudam de emprego, pulam de um lado para outro, pelo simples fato do incomodado se mudar. Mas, se sua empresa está indo mal, se alguma empresa está indo mal e o incomodado se mudou? Quem lhe dirá os erros, quem dirá que seus processos podem ser feitos de outra maneira? Quem dirá que, de fato, você está indo para o buraco, sem ter um outro viés?
Acostume-se. Aceite reclamações, e melhor ainda, veja o outro lado, o motivo da reclamação. Pode ser que ele nem esteja reclamando, mas lhe dando atalhos, ou mudanças que podem melhorar seu processo, podem melhorar suas vendas, tudo. Afinal, quem fica são os conformados, e quando você quer crescer, você não pode ficar junto aos conformados. Zona de conforto nunca levou ninguém a desbravar e ser "disruptivo" (me permita pegar uma palavra da moda tecnológica).
Já reparou que tudo que alguém lhe disse, e você ter trabalhado isso, podia melhorar bastante sua empresa? E caso, não melhore ou você veja que tem algo errado, argumente. Sei que incomodados, não ficarão chateados se você mostrar que não dará resultados por isso ou aquilo, mas tenho certeza que ele ficará MUITO incomodado, se você apenas vetar a ideia e continuar no ritmo dos conformados. Uma hora, o ritmo da sua empresa cai, aquela euforia de crescimento se esvai, e os incomodados saem para passar suas ideias em outras empresas e você, quando precisar de uma nova ideia, estará cercado pelos conformados e que apenas aplaudirão suas ideias, dando certo ou não.
Então, que os incomodados fiquem, argumentem e faça crescer as empresas. Olhe para eles.
Mentora e Treinadora Corporativa (Comunicação e Tecnologia) | Google WTM
4 aQue texto fenomenal, Fung! E que frase: 'Zona de conforto nunca levou ninguém a desbravar e ser "disruptivo" ' Parabéns!!