Os Líderes nas Organizações
Para as organizações o papel do líder é extremamente estratégico, pois, ele lida diretamente com equipe. Quando se é feito um processo para um cargo de liderança a primeira pergunta a se fazer é, você é um bom líder? Como sua equipe responde às demandas que você repassa a ela? O que é ser líder para você? Bom, essas perguntas embora pareçam fáceis são perguntas objetivas e que buscam resposta com exemplos eficaz e resultados positivos.
Para organização ter um bom líder significa ter uma equipe que apresente um resultado na média ou até mesmo acima da média, mais no dia a dia ser um líder vai além das metas traçadas e dos resultados alcançados. Manter uma equipe unida, onde um possa ajudar o outro, onde as pessoas também se sintam donas e motivadas a dar o melhor de si, não é uma tarefa fácil de conquistar. O líder que se empenha em transformar seus funcionários em equipe e fazer daquelas pessoas sua segunda família, onde irão chorar e comemorar as batalhas juntas, esse sim deve ser valorizado e reforçado no mercado.
Tive a sorte de encontrar pelos meus caminhos grandes líderes que sempre se empenharam em fazer pela empresa, mais sempre se empenharam em mostrar que somos seres humanos uns pelos outros, que juntos somos mais, e que união faz a força. Ter lideres com esses pensamentos e engajamentos nos mostra que estamos na linha abaixo, mas que também somos valorizados e fazemos parte de um grupo pelo qual a luta é em comum e que o sucesso é o resultado dessa união.
Se você tem um cargo de liderança, saiba que você é a peça chave para as organizações, que o seu trabalho que move várias outras linhas, e que o sucesso é alcançado em conjunto, não se sinta melhor nem diminua o próximo pelo cargo que ocupa, inverta os papeis e mostre que seu cargo só é possível com união de todos abaixo de você, e que se você entrega o excelente resultado é porque sua equipe junta é muito mais do que cada um remando no seu barquinho.
Seja um líder acessível, educado, com objetivos alcançáveis, seja correto, mantenha a postura, seja ouvinte, seja humano e tenha empatia por cada um da sua equipe para que assim se forme uma família corporativa.