Como ser um líder de sucesso?
Caro futuro Líder, liderança não é um título, um cargo ou uma posição diferenciada diante dos outros membros da equipe. Liderança é uma escolha, ser o melhor vendedor, o melhor funcionário, o melhor gestor, um marido mais solidário ou um pai mais comprometido. Portanto, se você escolheu liderar, contribuindo para a construção de um futuro melhor, conquistando resultados extraordinários com as pessoas, influenciando-as e desenvolvendo-as através do seu exemplo.
Em minha jornada de carreira, ministrando diversas palestras, treinando equipes de vendas de diversos segmentos, conhecendo diversas empresas e gestores nas quais prestei serviço. Aprendi que Liderança é uma carreira que começa pelo lado de dentro, por isso, antes de conhecer e liderar outras pessoas, é preciso fazê-lo a si mesmo, por meio de autoconhecimento e auto liderança. Parece simples não é mesmo, mas creia-me, liderar a si mesmo é bem mais difícil do que liderar os outros, portanto, invista tempo em autoconhecimento. Conheça e reconheça seus pontos fortes e também os pontos fracos. Se concentre em maneiras de potencializar suas fortalezas, e melhorar naquilo que é imprescindível para sua atividade.
Encontre em sua equipe pessoas que sejam fortes naquilo em que você não é, e permita que elas o ajudem, o poder de “Descentralizar o Comando” é importantíssimo para lideranças corporativas. Apenas não se esqueça que um de seus principais papéis como líder é desenvolver pessoas e formar novos líderes, e para isso, precisa treiná-las, empoderá-las e delegar a elas tudo o que puder, para que se tornem independentes e autônomas. Você é líder, e não super-herói, portanto, não queira fazer tudo sozinho e nem saber tudo sobre tudo, e quando precisar, peça ajuda à sua equipe. Demonstre humildade. Importante lembrar que: Quanto menos sua equipe precisa de você, mais líder você é!
Conheça profundamente sua organização e o seu negócio, e claro nunca tenha medo de assumir e perguntar quando não sabe de tal assunto. Busque saber a opinião sincera de seus liderados, associados, clientes e chefes sobre o seu trabalho e sua liderança, receber feedbacks construtivos são sempre válidos. Além de ajudá-lo a aumentar sua autoconfiança, essas iniciativas o ajudarão a construir relacionamentos baseados em transparência, respeito e confiança.
Aprendi na prática (muitas vezes na dor) que o Líder é verdadeiramente e sempre será, o responsável por TUDO, tanto sucesso, quanto o fracasso. Reconhecer que não existem equipes ruins, só Líderes ruins. Pare de culpar membros de sua equipe, se ele não executou algo direito, a culpa é somente sua. Dê o seu melhor, e se não der certo, pare, reflita, ajuste a rota, e tente novamente. Porém se um membro da equipe não estiver no nível exigido para que a equipe tenha sucesso, o líder deve treiná-lo e orientá-lo. Porém se o baixo desempenho do membro não atender aos padrões, um líder deve ser leal a equipe e a empresa, ou seja, se o desempenho não melhorar, o líder deve tomar a árdua decisão de demiti-lo e contratar quem faça melhor o trabalho.
Para os líderes, a humildade de admitir os erros e desenvolver um plano para superá-los é essencial. Os melhores líderes não são movidos pelo ego ou por propósitos pessoais, mas estão focados na missão da empresa e na melhor forma de trazer resultados. Os erros mais comuns estão em persistir no erro, ao invés de assumir a responsabilidade de ter errado, corrigir e fazer diferente. E acredite, ainda que domine as melhores técnicas de gestão e liderança, se não construir relações de confiança, não conseguirá liderar. Por isso, pare por alguns minutos do dia, e pergunte-se: O que eu estou fazendo bem? O que eu posso melhorar? Que habilidades eu preciso desenvolver? Seja sincero com você, crie planos de ação, coloque-os em prática, e desenvolva-se um pouco mais a cada dia.
Sabemos que a liderança oferece algumas vantagens, mas isso, sinceramente, não deveria ser sua maior preocupação, porque o verdadeiro líder não é o que busca vantagens para si, mas para os que o seguem, afinal, dificilmente uma pessoa seguiria um líder que a conduz à lugares ou situações piores do que ela conseguiria chegar sozinha, a não ser que seja forçada a fazê-lo, porém, nesse caso não seria liderança, mas tirania. Então, o que você responderia se lhe perguntassem: Qual é a vantagem das pessoas em segui-lo, em estar com você? O lugar ou situação para onde você as está conduzindo é melhor do que o que elas conseguiriam conquistar sozinhas? Seja sincero: Você se seguiria? Você gostaria de ser liderado por você? As pessoas se tornam seres humanos e profissionais melhores por estarem com você? Ah, e por falar em “seres humanos”, não se esqueça: Antes de ser um bom líder, é preciso ser um bom ser humano! Você é responsável pelos resultados, por isso, a ideia não é priorizar pessoas aos resultados, mas focar no desenvolvimento delas para que estejam cada vez mais treinadas, preparadas, motivadas, inspiradas e comprometidas com a entrega de melhores resultados. Realocar ou demitir pessoas faz parte da jornada, contudo, ao pensar em fazê-lo, reflita antes sobre seu empenho e dedicação no desenvolvimento delas. Se estiver em paz, consciente de que já fez tudo o que estava ao seu alcance para desenvolvê-las, faça o que precisa ser feito, caso contrário: desenvolva-as. Resumindo: seja coerente, ético e justo.
Conheça de “cabo a rabo” os integrantes de sua equipe, suas histórias, crenças, valores, talentos, capacidades e comportamentos. Talvez você não tenha afinidade natural ou intimidade com todos, mas como líder, mesmo que não seja íntimo (e nem deve ser), precisa ser próximo de seus liderados, criar vínculo, porém, os Líderes nunca devem se aproximar a ponto de sua equipe esquecer quem está no comando. Dedicar tempo para ouvi-los, ensiná-los, aprender com eles, dar e receber feedbacks, discutir ideias, enfim, desenvolver relacionamentos sinceros e transparentes com eles. Haja com amor, caráter e integridade, seja ético e justo.
O maior fator motivacional que você pode oferecer aos seus liderados, é que eles façam parte de um time vencedor, e para que isso aconteça é preciso que todos trabalhem juntos em busca de um mesmo objetivo, portanto, construam juntos uma visão de futuro, estabeleçam metas, criem uma identidade, estabeleçam o propósito e os valores que balizarão as ações e comportamentos da equipe. Um time vencedor sabe exatamente aonde quer chegar, por isso, crie o “norte” para onde todos estarão olhando, porque se cada um estiver para um lugar diferente, os resultados não serão bons.
Recomendados pelo LinkedIn
Líder é aquele que cuida do presente enquanto cria um futuro melhor, porque o futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas o lugar que estamos construindo, portanto, se você quer realmente participar dessa construção, escolha tornar-se um líder extraordinário. Para convencer e inspirar outras pessoas a seguir e cumprir determinado plano ou meta, o líder precisa primeiro acreditar na tarefa. Os planos e ordens devem sempre ser comunicados de maneira simples, clara e precisa.
O ego obscurece e atrapalha em tudo. Controlar o ego e operar com alto grau de humildade faz com que as pessoas te sigam e o admirem. Não trate as pessoas da mesma maneira, porque elas são diferentes. Com alguns você pode ser mais direto, assertivo e rápido, já com outros talvez precise ir um pouco mais devagar. Isso não significa que um é melhor que o outro; apenas mostra que as pessoas são diferentes e precisam ser tratadas e acordo com suas características se quiser obter o melhor resultado. Uma das melhores maneiras de ajudar seus liderados a tornarem-se independentes e autônomos, é tirando-os da zona de conforto, deixando de responder tudo o que eles perguntam. Procure, na medida do possível, perguntar e não responder. Se seu liderado vem até você perguntando sobre como resolver um problema ou executar uma tarefa, mesmo que você saiba a resposta, instigue-o com perguntas como: Qual sua opinião? Quais são as opções? O que podemos fazer? Como podemos resolver este problema? O que faria se estivesse em meu lugar? Perguntas simples como estas, ajudam a aumentar a autoconfiança e autoestima de seus liderados, e os faz sair do estado de preguiça mental, aguça a criatividade, e aumenta o senso de responsabilidade e comprometimento, porque a partir do momento em que a proposta de solução vem do próprio liderado, ele naturalmente se torna mais envolvido e comprometido com a execução e com o resultado, já que ele é quem teve a ideia.
Um líder deve sempre permanecer calmo e tomar as melhores decisões mesmo diante de inúmeros problemas. Se um líder ficar sobrecarregado e não souber lidar com os problemas, todos irão fracassar em suas tarefas. Avaliar o problema de maior prioridade, não focar em todos os problemas de uma única vez pois certamente falhará. Adaptar-se rapidamente, conforme necessário e se precisar recue, para depois voltar mais forte e assertivo.
Gosto sempre de focar na importância na habilidade de “Descentralizar o Comando”, e garantir que os liderados, aprendam, tenham autonomia e liderem como o líder de forma orgânica e rápida. Se quiser, de fato, liderar uma equipe de alto desempenho, precisará empenhar-se no desenvolvimento das habilidades e do caráter de seus liderados. Os liderados devem saber que o Líder os apoiará mesmo que tomem uma decisão que não gere os melhores resultados, desde que a decisão tenha sido tomada em um esforço para garantir o objetivo trilhado.
A comunicação na liderança é essêncial, portanto, comunique muito. Implemente resultado com cases de sucesso. Não acredite que e-mails ou qualquer outro tipo de comunicação indireta são suficientes. Esteja perto das pessoas, converse com elas, evite mandar recados, fale diretamente. Nos dias de hoje já não existe tempo para ficarmos dando voltas para comunicar o que precisa ser dito. Pare para escutar as pessoas, e enquanto elas estiverem falando, evite ficar pensando na resposta, porque quando o faz, deixa de ouvir. Lembre-se, o silêncio faz parte da conversa, portanto, ouça atentamente (sem ficar olhando para o computador ou celular) e, depois que a pessoa terminar de falar, então prossiga. Agir assim, além de melhorar a comunicação, demonstra o respeito que você tem pelas pessoas. O mais importante comunicado que você pode fazer à sua equipe, através de suas atitudes, é que você acredita nas pessoas e no potencial delas, e que você será o agente dessa transformação em seres humanos e profissionais ainda melhores.
Um Líder deve e com frequência, questionar e verificar plano de ação ou metas, que foram traçadas. Quanto mais convicto ele estiver, mais sua equipe também acreditará no resultado bem-sucedido. O Líder deve ser um perito em dosagem, isso é o que faz a liderança tão desafiadora. Deve ser agressivo, porém não autoritário. Deve ser corajoso, mas não imprudente. Deve ter um espirito competitivo, mas também saber perder. Deve se manter calmo (Resistência Mental) o tempo todo, pois quando perder a paciência com frequência, acabam em 100% das vezes a longo prazo perdendo o respeito dos seus liderados. As decisões de liderança são intrinsecamente desafiadoras e exigem muita prática.
Trabalhe arduamente, essa sempre será a base do sucesso. A arte da liderança está em saber influenciar as pessoas. Ensaiar os próximos passos ou as próximas metas, te trarão mais chances de vitória. Treine, treine muito, ninguém chega ao topo somente com teorias ou suposições.
Não “tape o sol com a peneira” afinal não existem líderes perfeitos, mas tampouco existem líderes que não estejam em aperfeiçoamento, jogue francamente as dificuldades que esta enfrentando, portanto, o aprendizado contínuo, natural e espontâneo é o caminho que lhe permitirá crescer e deixar de lado a antiga ideia de que é possível avançar com aquilo que já sabe. Seja alguém comprometido com os resultados, antes, contudo, comprometa-se com o ser humano. Não se preocupe com honra pessoal, mas esteja atento às necessidades daqueles que estão ao seu redor. Viva uma vida com sentido, propósito e equilíbrio; persiga objetivos e resultados legítimos. Não se esqueça de que seu legado não será determinado pelos bens que deixou, pelas organizações que liderou, pelos recordes que estabeleceu ou pelos produtos que desenvolveu, mas pelas vidas que influenciou e pelos líderes que formou. Lembre-se da lei da semeadura: plantar sementes na vida das pessoas, investir tempo nelas, não garante que elas chegarão onde você espera, contudo, se não plantá-las, nunca saberá.
Por fim: "Liderar pessoas é sem sombra de dúvidas o mais desafiador e, portanto, o mais gratificante de todos os empreendimentos humanos no qual tive a oportunidade de trabalhar". - Felipe Machado
Representante Comercial/Consultora de Negócios - MedBeauty Brasil
1 aSou grata por poder dividir e aprender tanto com você!!
CEO na U.R.V Tecno Ambiental
2 aParabéns, voce é o cara Felipe machado.
Head Comercial | Affinity | Startup | Benefícios | Wellness | HealthTech | Gestão de Negócios | Palestrante | Mentoria
2 aVale a leitura. Comentem!!!