Os tipos de ruído na comunicação
O que são ruídos na comunicação empresarial?
Ruído pode ser definido como qualquer barreira que impeça um processo de comunicação eficaz. A ideia deste artigo é apresentar alguns tópicos importantes para quem tiver interesse em desenvolver habilidades de oratória ou mesmo melhorar a comunicação no ambiente de trabalho.
De forma geral podemos estabelecer que o ruído pode se apresentar em todos os contextos, seja em conversas cara a cara ou mesmo em grupos ou configurações do ambiente organizacional.
Quais são os tipos de ruído na comunicação?
Técnico
O ruído, em sua dimensão técnica, diz respeito aos problemas específicos do canal de comunicação no qual a mensagem é veiculada. Isto acontece quando a própria estrutura escolhida para comunicação impossibilita o recebimento da mensagem para o público. Como exemplo podemos citar um vídeo em linguagem estrangeira sem legenda ou mesmo um vídeo na língua materna sem opções de acessibilidade, como a tradução em libras.
Psicológico/Fisiológico
Os ruídos psicológicos ou fisiológicos ocorrem quando o destinatário da informação não está em condições emocionais de trabalhar os conteúdos das mensagens. Os estados emocionais que afetam a comunicação podem ser: stress, ansiedade, cansaço, estafa, euforia, sono, fome.
Se um(a) maratonista chega em segundo lugar em uma prova, não faz sentido passar nenhum feedback antes que tenha ocorrido um intervalo de descanso físico e de elaboração emocional do resultado.
Uma mensagem que implica a tomada de uma decisão ou o repasse de uma informação crítica podem não ser bem recebidas (elaboradas) ao final de um dia exaustivo de trabalho ou em um momento de intenso entusiasmo. A melhor forma de contornar os ruídos desse tipo é trabalhando uma maior sensibilidade ao timing.
Semântico
Os ruídos semânticos dizem respeito ao tom de voz ou ao uso de palavras rebuscadas que dificultam a transmissão da mensagem para quem deseja recebê-las. Adequar o vocabulário ao público-alvo é uma condição essencial para que a mensagem seja efetiva, a intensidade do impacto depende muito mais da escolha dessas palavras do que da técnica em si.
Recomendados pelo LinkedIn
Mesmo utilizando palavras simples, é possível utilizar apoio de imagens ou da entonação para reforçar o que está sendo dito.
Para os e as profissionais mais dedicados, recomendo que pesquisem sobre prosódia e ortoépia
Para os mais práticos, se inspire no speech de venda que ninguém esquece.
Físico
Os ruídos físicos são aqueles relativos ao ambiente. Barulho de maquinário, ruídos brancos, estímulos visuais etc.
Cultural
Os ruídos culturais de comunicação são aqueles referentes às expectativas de valores, etiqueta e atitudes de acordo com o background cultural de cada um. Questões como nacionalidade, faixa etária, gênero e orientação sexual, região demográfica, grupos de trabalho etc., podem criar diferentes ruídos entre o que se pretendia dizer e o que foi recebido pelo ouvinte.
Organizacional
Cada organização possui canais de comunicação diferentes, que terão maior aderência e receptividade aos diferentes tipos de mensagens. Entender a cultura organizacional permite ao profissional se comunicar de forma mais eficiente, selecionando o canal mais adequado, facilitando a recepção da mensagem por outros colaboradores.
Guilherme Giovannini - Educador, Psicopedagogo e Especialista em Gestão de Pessoas.
Formado em Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo, atua como educador e psicopedagogo ensinando tanto os conteúdos do currículo básico de Física, Química e Matemática quanto com movimentos pedagógicos que atendam as necessidades e especificidades de crianças neurodivergentes.
Integration Trusted Advisor | API Evangelist | Integration & Solutions Architect | API Management | iPaaS | Cloud & DevOps Enthusiast
9 mÓtimo texto Guilherme Piedade Giovannini! Obrigado por compartilhar um pouco do seu conhecimento.