"OSSOS DO OFÍCIO". QUAIS SÃO OS DESAFIOS DA SUA PROFISSÃO?
Depois de vários anos trabalhando como monitora/instrutora de aprendizagem, na semana passada tive uma situação diferente: uma aluna passou mal na sala de aula durante uma reunião de treinamento.
Dentro da sala estavam cerca de 60 adolescentes, todos em minha responsabilidade. O que fazer? Socorrer quem passa mal? Deixar os outros sozinhos, já que na sala, naquele momento, só eu estava enquanto equipe técnica?
Depois de todas as providências tomadas, como estávamos a falar sobre profissões, aproveitei para chamar a atenção da equipe que estava em treinamento para alguns pontos do incidente, entre esses: nenhuma profissão está livre de um obstáculo. Não temos só prós, temos os contras. Eu sou Licenciada, nunca dei aula em escolas convencionais, sempre trabalhei com mediação, treinamento, mas, isso significa que não terei alguns contratempos?
Quem tem paixão pelo ensinar e escolhe Pedagogia, por exemplo. Pedagogia é a profissão das profissões. Não existe profissão mais importante que essa. Não conseguiria ser Licenciada, pós graduanda, sem ter sido alfabetizada. Mas quando decidimos por sermos pedagogas (os) temos a noção de que uma criança pode ter vômitos em sala de aula? Temos preparo para vê-los chorarem desesperados em seus primeiros dias de aula? As universidades ensinam que dentro do meu grupo de alunos terei alguns cujos pais morreram em acidentes, ou estão cumprindo penas, ou o irmão, irmã, acabaram de ser presos, mortos dentro desse sistema violento alimentado pelas drogas, ou a criança foi vítima de um abuso, ou viu alguma cena de violência doméstica.
Há informações que os bombeiros que atuam em Brumadinho possam estar contaminados por Alumínio.
Um (a) motorista de aplicativo, um (a) policial, um médico (a), um engenheiro (a), um advogado (a), um juiz (a), etc. Todos terão que enfrentar um desafio ou outro na trajetória de seus dias dentro dessas profissões.
Há uma tendência entre os adolescentes de escolherem determinadas profissões, principalmente por questões financeiras, o que não vejo mal nenhum, apesar que nós, adultos, já sabermos que um dia priorizaremos o bem estar, o equilíbrio, família. Mas eles precisam ter um olhar mais amplo sobre as escolhas que determinarão suas vidas, portanto, acho importante que em uma discussão sobre profissões eles se deparem com o que é bom dentro daquele segmento, e os desafios que deverão enfrentar para seguirem neste ou naquele rumo.
Como vocês preparam suas equipes para buscarem meios de contornarem obstáculos, de enfrentarem desafios? Não temos como prever incidentes e acidentes, só precisamos estar atentos para que quando surgirem, estejamos prontos para fomentarmos as melhores saídas, porque viver já é cheio de coisas surpreendentes.