Otimização de Rotinas com Power BI
Desde o ano passado estamos utilizando o Power BI na Unimag para organizar dados, trata-los e apresenta-los em forma de dashboards e relatórios. A inclusão dessa ferramenta no nosso dia a dia trouxe maior assertividade na tomada de decisão e mais transparência das informações, além de insights importantes para a gestão do negócio.
Com o uso do software de BI – Business Intelligence, conseguimos medir por exemplo, o percentual de preenchimento das agendas e assim adequar melhor as estruturas, escalas e equipes para atendimento aos pacientes.
Porém, nosso maior sucesso com Power BI foi o projeto de melhoria e automatização dos relatórios relacionados aos cálculos e apurações de repasses médicos, concluído na última semana.
Com o uso da ferramenta conseguimos reduzir o tempo gasto mensalmente com a tarefa de coletar dados, aplicar fórmulas e separar por radiologias, passando de dois dias de trabalho para apenas vinte minutos. Usando funções DAX e linguagem M foi possível otimizar a produtividade do setor, liberando tempo para dedicação à outras tarefas.
Além disso, o novo relatório permitiu a visualização de mais informações por parte dos profissionais envolvidos e reduziu para praticamente zero a chance de erros, já que agora os dados saem direto do banco para o relatório, sem passar por todos os processos manuais adotados até então.
Durante quase 6 meses trabalhei junto com a equipe para chegar no resultado desejado, deletando e recomeçando o relatório do zero por diversas vezes, testando funções e métodos até chegarmos a uma entrega funcional e eficiente. No final foi muito gratificante ver o relatório em uso, já que ele reforça a necessidade atual de nos tornarmos gestores e organizações capazes de analisar dados na expectativa de otimizar a tomada de decisão, compreender melhor o negócio e avaliar as tendências.
Empreendedor, consultor de gestão empresarial, autor de livro e palestrante
3 aSou muito fã do Power BI!!! Imagino como deve estar TOP demais!!!