Ouça a sua audiência.

Ouça a sua audiência.

Que tal aproveitar esse final de semana para falarmos um pouco acerca de como podemos “ouvir” a nossa audiência nos meios digitais? 

Em especial quando as coisas estão relativamente quietas...

É uma pergunta bastante comum: "O que, exatamente, estou ouvindo se ninguém está falando sobre mim ou minha marca?”.

As empresas pequenas, novas ou simplesmente não tão conectadas ao ambiente on-line podem, às vezes, sentir que não têm nada a ganhar ao monitorar as mídias sociais porque as menções de sua marca são poucas e distantes entre si.

Só que o passo de “ouvir” as mídias sociais é muito importante. Na verdade, ele ilustra um princípio fundamental de uma base de mídia social bem-sucedida: pensar e participar em torno e acima da sua marca.

Nós temos companhia.

A menos que você esteja em uma indústria de um nicho muito específico ou inovador, você tem concorrência. Você provavelmente não é o único jogador em campo, então se alguém não está falando sobre você, eles podem muito bem estar falando sobre seus concorrentes, e você pode aprender muito sobre o que eles estão dizendo.

A partir de insights sobre o que os clientes amam ou não sobre a oferta de concorrentes do seu negócio/marca, as informações que você coletar pode ajudar, e muito. Além disso, compreender o quanto essas conversas que são estabelecidas representam dentro da indústria que você atua – especialmente entre os seus concorrentes - é um insight importante e necessário.

Note o seguinte: Simplesmente caçar os clientes e fãs do seu concorrente nas redes sociais é um grande erro. Uma coisa é se conectar com eles e construir um relacionamento genuíno (o que é excelente). Outra coisa totalmente diferente é perseguir os clientes da concorrência ou atrair clientes em potencial e usar esses canais de maneira errada, se dando um bocado mal na hora de estabelecer esse relacionamento com eles, para vender os seus produtos ou empresa.  Analise a situação, compreenda-a e vá tranquilamente, pois os resultados com certeza irão aparecer.

Encontrando quem REALMENTE interessa

Uma chave para entender onde gastar seus. Eles são blogueiros ou estão no Instagram? Eles estão em fóruns, grupos ou Facebook trocando algumas ideias? Ou será que eles estão em uma mídia social que você ainda não considerou?

Você pode monitorar as conversas/discussões que envolvem seu setor em geral, em vez de marcas específicas, para entender como esses públicos estão usando (ou não) as mídias sociais. Por exemplo, se eu tenho uma empresa de tratamento de grama, buscarei discussões sobre manutenção do gramado, paisagismo e os todos aqueles que curtem cuidar de suas plantas no tempo livre, cortando o gramado ou compartilhando dicas de cuidados com o gramado entre seus amigos. Onde eles estão falando é onde eu quero estar. Em vez de um plano “pizza” – muita cobertura e pouca profundidade - agora tenho uma ideia focada sobre o objetivo do meu alcance na mídia social. Mesmo que pizza seja uma delícia...

Problema?? Conheça a Solução!!

Problemas, necessidades e listas de desejos de seus clientes em potencial ou dos clientes de seus concorrentes estão sendo jogados na web o tempo todo. De avaliações de produtos a declarações informais sobre o que não está funcionando corretamente, os clientes estão lhe dando muita inteligência sobre quais problemas eles precisam que você resolva.

Pense mais do que sua marca e sintonize-se com conversas sobre os tipos de problemas e desafios que seu produto ou serviço visa solucionar. Se você é um assistente virtual, talvez esteja ouvindo pessoas que estão se afogando em e-mails e aprendendo como ajudá-las a refinar suas ofertas de serviços.

Chamamos isso de "ouvir no ponto de necessidade" e é sobre como entender como sua empresa resolve problemas para as pessoas e depois se conectar a elas de maneira útil e significativa quando elas mais precisam de você. Não é sobre um discurso de vendas. É sobre criar uma solução para alguém que eles estão pedindo. E, ao ouvir o feedback de pessoas que ainda não estão familiarizadas com sua marca, mas conhecem seu setor, você pode aprender como criar ofertas melhores e mais relevantes que abordam os pontos problemáticos que essas pessoas têm e falam sobre a maioria delas.

Sem esquecer que isso também é uma excelente maneira de trabalhar uma futura estratégia de inbound marketing.

É maior que o nome da sua marca

Simplificando, as conversas nas mídias sociais não são apenas sobre como encontrar menções da sua marca. Trata-se de encontrar conversas relevantes dentro das comunidades que você atende e entender como elas afetam sua empresa e seu potencial de crescimento. Ouvir é uma atividade holística com grande potencial para trazer inteligência, percepção e foco para seus esforços de mídia social.


Bons negócios a todos!!!




Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos