Pós-aposentadoria: um período fértil

Se hoje dentre as classes mais ricas e mais pobres financeiramente, o percentual de pessoas que guardam dinheiro para quando se aposentarem e envelhecerem é baixo, imagina há 30 anos!

Os profissionais que estão se aposentando nos tempos atuais têm uma grande preocupação com a diminuição da sua renda, com o plano de saúde, com a possibilidade de terem lazer, enfim, com sua qualidade de vida. Realmente, dentro do cenário de total desorganização do país há que se preocupar muito com as escolhas e decisões que vamos tomar. Entretanto, quando olhamos para o lado, tem sempre alguém ou “alguéns” que conhecemos que se dá bem investindo nos seus talentos e habilidades para realizar algum sonho ou para aumentar sua renda mensal. O que diferencia estas pessoas?

Todos nós temos como tarefa na vida buscar realizar nossos sonhos, nossos desejos e atingir nossas metas. E para isso devemos, em primeiríssimo lugar, temos que acreditar nisso! As nossas crenças, que foram sendo desenvolvidas ao longo da vida, a partir de nossas experiências e vivências pessoais, definem nosso sucesso ou fracasso muito mais do que imaginamos. Então, por isso coloco-as em primeiro lugar no início de uma caminhada de empreendimentos pessoais. Depois vem o planejamento, a organização, o conhecimento técnico juntamente com o desenvolvimento daquilo que for necessário realizar para que, num determinado momento, nosso desejo e projeto se encontrem com sua materialização. Isso só é possível quando nós acreditarmos que, independente de todas as dificuldades, somos os líderes de nosso navio, podemos, conseguimos, queremos, acreditamos!

Quando já trilhamos um caminho profissional e chegamos no momento de podermos fazer escolhas de continuar neste caminho ou mudar de rumo, estamos mais velhos, mais experientes e quem sabe mais cautelosos e por isso, muitas vezes, podemos achar melhor não arriscar tanto. Se você teve a visão, lá no início de sua carreira, de se estruturar para este momento, talvez você possa agora desfrutar do que foi plantado. Mas, se você, como a maioria, não teve a oportunidade de fazer uma reserva financeira, agora é hora de empreender. Então, vou te fazer três perguntas importantes e sugiro que você escreva suas respostas para elas e depois compartilhe comigo, se quiser, de forma privada:

1.     Qual a sua crença com relação ao seu sucesso naquilo que você investe na sua vida?

2.     Você conhece pelo menos 4 habilidades suas? Aquilo que você faz bem, seja em termos de comportamento ou conhecimento.

3.     Você deixou para trás alguma coisa que queria realizar e até hoje ainda pensa nisso com pesar e ao mesmo tempo com vontade de retomar?

Gostaria muito de trocar com você sobre as repostas para estas perguntas. Fico esperando você. O meu email é terezamilagres@gmail.com.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos