PÚBLICO-ALVO OU PERSONA: TENHO QUE ESCOLHER UM?
photo by: cakeerp.com

PÚBLICO-ALVO OU PERSONA: TENHO QUE ESCOLHER UM?

people’s tudo bem comigo e com vocês?!?

Eu estava esses dias, lendo conteúdo aleatório e, fui abordada com um pop-up perguntando: Público-alvo e Persona, tenho que escolher um?

Analisando meu dia a dia me deparei com reuniões de inception e brainstorming para definição de Personas, mas e o público-alvo? Quem pensa nele? Ele deve ser considerado? Aonde eu uso?

Antes de dar a minha opinião própria, vamos as definições:

PÚBLICO-ALVO

Nada mais é que um grupo de pessoas com características iguais ou semelhantes. Geralmente essas características são separadas por perfis comportamentais, sociais e econômicos.

Além de não se referir a um modelo de pessoa específico, a área de design think, não consegue defender uma “interface ideal” para o público-alvo.

exemplo: mulheres, 40 anos +, residente São Paulo, superior completo, classe A e B, renda entre R$ 1.500 e R$ 3.000, apaixonada por moda.

PERSONA

É um personagem criado o mais próximo do meu desejo de cliente ideal para aquisição de um produto, serviço ou geração de leads/propostas. A persona não é genérica e sim específica. Ela possui desejos, sentimentos e vontades e, é formada com base em características dos meus próprios clientes.

exemplo: Ana Rita, 45 anos, Content Creator, mora no Jabaquara em São Paulo, formada em tecnologia, apaixonada por moda plus size, viciada em seriados, ansiosa, comunicativa, inovadora e disruptiva.

Eu costumo dizer que: se eu não sei, no geral, para quem eu quero oferecer/vender meu produto ou quem eu quero influenciar, eu não tenho nenhuma estratégia. Viu como o público-alvo também tem a sua importância?

CONCLUSÃO

Se eu não tenho personas criadas, não segmento? De maneira nenhuma: na dúvida, a sua melhor segmentação sempre deve começar com o público-alvo, que no geral, é quem você quer impactar.


think: “O processo deve começar tendo-se em mente um público-alvo bem definido: possíveis compradores dos produtos da empresa, usuários atuais, pessoas que decidem ou influenciam; indivíduos, grupos, públicos específicos ou o público em geral. O público-alvo exerce uma influência fundamental nas decisões do comunicador sobre o que, como, quando, onde e para quem dizer.” (Philip Kotler)


Gostou desse artigo? Curti. Achou interessante? Compartilha. Acha que o conteúdo vale a pena? Me segue :)

Luciana Polachini

Gestão de Projetos | Processos | Indicadores e Qualidade

4 a

Um tema muito interessante e importante.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos