Packing - House (Casa de Embalagem)
O bom manejo e um sistema de transporte são essenciais em qualquer produção agrícola. No entanto, quando o assunto é a produção de frutas, existem outro tipo de cuidado que, muitas vezes, passa despercebido pelo produtor rural: a embalagem.
Para garantir a qualidade das frutas colhidas, é importante que agricultor conte com uma casa de embalagem dentro da propriedade, o que pode diminuir as perdas em até 40%. A técnica de embalagem, conhecida como packing-house, é tema do dia de campo organizado pela Epagri, no dia 24 de outubro, em Itajaí. Segundo Robert Harri Hinz, pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina (Epagri-SC), a tecnologia foi desenvolvida em função das grandes perdas que existem em relação à cultura da banana.
— Por muito tempo, a banana foi embalada em campo, o que ocasiona machucaduras, raspagens e, consequentemente, muitas perdas. Isso porque esses ferimentos causam fungos, fazendo com que a fruta chegue contaminada ao mercado — conta o pesquisador.
Ele afirma que a tecnologia visa tirar a fruta do bananal através de sistemas de transporte sem colocá-las no chão, ou seja, o cacho deve ir direto para a casa de embalagem, onde será processado.
Lá é feita uma despistilagem, uma limpeza do cacho, ele é posteriormente despencado e passa por um tanque de lavagem, contendo água com sulfato de alumínio, detergente e cloro. Na sequência, a penca é aberta em um buquê entre 4 e 6 frutos que são novamente lavados, pesados e embalados.
— Essa técnica evita danos físicos e choque térmico, além de problemas de fungos e bactérias que podem atacar o cacho em função dos ferimentos — diz Hinz.
Entre os cuidados de manejo, em primeiro lugar, ele orienta o produtor a ter um bom sistema de transporte, onde nunca serão colocadas mais do que duas camadas de cachos nas caixas, evitando assim ferimentos. Além disso, é preciso contar com um estacionamento adequado na casa de embalagem, onde a fruta é colocada na sombra.
— Também é precisa a limpeza. Isso porque, com o tempo, as frutas armazenadas liberam matéria orgânica. Portanto, é importante que a cada ciclo de trabalho se faça a limpeza da casa — afirma.
Hinz chama a atenção pra o fato de que a casa de embalagem é um depósito. No entanto, muitas vezes acaba sendo usada como garagem, depósito de adubo ou de equipamentos, o que não pode acontecer.
De acordo com ele, a técnica packing-house é totalmente viável para pequenos e médios produtores e ainda influencia no preço por gerar frutas de melhor qualidade, com menos danos, menos riscos e maior vida útil.
— Antes do início dos trabalhos com casas de embalagem, as perdas das frutas giravam em torno de 50% no país. Hoje, as perdas chegam a, no máximo, 10%. Além disso, o mercado procura por frutas processadas em casas de embalagem — diz.
Para implantar o sistema na propriedade, o produtor precisa procurar um técnico. Além disso, ele deve ter todo um sistema de produção adequado para não prejudicar a fruta no campo e treinar a equipe de estocadores e embaladores.
Fonte: Jornal dia de Campo.
VALDIR ALVES - CONSULTORIA