Pacto de mudança
Meu primeiro contato com o mundo do coaching foi em um programa de formação de gestores em uma grande multinacional, onde trabalhei por pouco mais de 5 anos. Os aprendizados que obtive com essa formação foram bastante expressivos. Minha percepção ampliou de tal forma que meus relacionamentos se tornaram mais efetivos, duradouros e ricos.
Posso dizer que desse período em diante, me reinventei várias vezes. Isso deu mais sentido a música: "...Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante...". Entusiasmado pelo poder de transformação do coaching, passei a usá-lo em todas as circunstâncias, para tudo via aplicabilidade: como pai, como gerente de projetos, como esposo, como filho, como esportista (isso é recente, rs), em qualquer situação, sempre me parece útil e oportuno.
Me tornei coach. O que é isso? Para que serve? A quem interessa? Talvez não precise dizer: tornar-me um profissional habilitado nessa área, para mim é motivo de um certo orgulho, um verdadeiro sentimento de realização e gratidão me preenche com essa conquista. Tanto que comuniquei a todas as redes sociais que faço parte e comecei a postar aqui minhas distinções sobre o assunto.
Muitos de vocês devem ter ideia do que seja coaching, alguns não fazem a menor distinção e outros possuem propriedade no assunto. Tentarei ser inédito nessa explicação, uma tarefa difícil, já que muitos já se empenharam por esclarecer. Bom, ao menos para quem não sabe o que é, poderei ser inédito e os demais saberão que existe um toque pessoal na minha versão.
Coaching é um processo. Processo é definido por alguns como passos ordenados na obtenção de um objetivo individual ou coletivo. Para um processo funcionar são necessários alguns elementos: entradas, transformação e saída. No coaching não é muito diferente disso, senão vejamos:
Coaches são profissionais dedicados a arte de desenvolver competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) em pessoas, grupo de pessoas e organizações. Coachees são as pessoas que se submetem a experienciar mudanças. Esses são os atores dessa experiência. Eles pactuam mudanças que interessam ao coachee, essas mudanças estão relacionadas a um ou mais domínios da vida do coachee: Pessoal, profissional, relacionamentos e qualidade de vida podem ser alvo de uma mudança. Podemos chamar o ponto de partida dessa jornada de área de alavancagem. Uma "martelada mágica" no ponto que fará com que todos os domínios da vida se harmonizarem, crescendo em nível de satisfação. Tudo isso acontece em espaços conversacionais denominados sessões de coaching. Em ciclos de aprendizado que podem durar entre 8 e 12 sessões, que mais ou menos por padrão, acontecem semanalmente. A "caixa de ferramentas" do coach é muito rica, utiliza a ciência como fundamentação e comprovação de eficiência e eficácia. Se apropria de teorias de áreas de saber seculares e também contemporâneas, tais como: a filosofia, a ética, a administração, a neurociência, a biologia, a linguagem, a psicologia cognitiva, a psicologia analítica e mais recentemente a psicologia positiva.
Comecemos pela transformação. Vamos então ao que convencionei como entradas. O trabalho do coach acontece pelo que lhe oferecido pelo coachee. Em outras palavras, a cadência e os limites da sessão estão na mão de quem se oferece para a mudança. Nesse sentido, duas coisas são essenciais para que o "milagre" da transformação aconteça:
1. Que o coachee se responsabilize e se comprometa na realização da mudança;
2. Que coach e coachee estabeleçam uma relação de confiança autêntica.
Por fim, esse processo pode ter como saída ou resultado a expansão dos níveis de satisfação pessoal em: Saúde e disposição; Desenvolvimento intelectual; Equilíbrio emocional; Realização e propósito; Recursos financeiros; Contribuição social; Harmonia familiar; Desenvolvimento amoroso; Convívio social; Criatividade, hobbies e diversão; Plenitude e felicidade; Espiritualidade etc.
Para fechar nossa explanação. O coaching interessa a todos aqueles que buscam o melhor que a vida pode oferecer para elas. A plenitude, o sucesso, a saúde, a felicidade etc. Não nos padrões empacotados, mas feita sob medida, acomodando a essência do ser humano. Fazendo, sentindo, sendo e tendo num lugar onde existe apenas um limite: Você. Não dá para recuar, "...tudo muda o tempo todo no mundo..."