Você é o líder que atrai. Pode doer. Mas é verdade.
Se você fizesse a ideia da força que um pensamento tem, provavelmente você nunca mais pensaria em nada de ruim na vida. Mas como isso é inevitável, dadas as circunstâncias de uma rotina normal da vida, torna-se muito viável você direcionar sua intencionalidade para coisas positivas e encarar as negativas como aprendizados.
E isso não é diferente em relação às pessoas que te rodeiam. Existe a máxima, que também é verdadeira, de que você é a média das pessoas com as quais mais convive e vou lhe provar que é verdade. Reflita sobre as seguintes perguntas:
- Você já percebeu o quanto você ri quando está no meio de pessoas contando piada, mesmo que a piada seja ruim?
- Você já notou como muda a sua visão de mundo, quando você tem a oportunidade de participar de algum trabalho voluntário que impacta positivamente as pessoas?
- E por fim, já observou como é quase impossível não devolver o sorriso de uma criança?
Você é o que você atrai o tempo todo, assim como é possível você mudar de ambiente para se adequar àquilo que você acredita de verdade.
Todo mundo quer ter ou ser um líder que inspire, que te faça acordar com uma vontade inexplicável de trabalhar, que te deixe confortável para fazer o seu melhor e que você possa olhar com admiração e dizer: “Que honra trabalhar com essa pessoa”.
Mas em contrapartida, o que você oferece para que você seja um líder inspirador. Vamos a mais perguntas para te ajudar a pensar por que você é o líder que você atrai?
Você quer um líder que escuta?
Eu tenho certeza de que a sua resposta é sim.
Mas você escuta as outras pessoas?
Quantas pessoas você parou para escutar com verdade e intensidade na última semana? A quem você dedicou a sua escuta ativa para ajudar?
Aliás, você sabe o que é escuta ativa? Ou só ouviu falar?
Ser escutado de verdade é o maior desejo de 10 entre 10 liderados. Mas posso lhe garantir que é um dos maiores desejos da maioria dos seres humanos nos últimos tempos e vou lhe provar.
Há algumas semanas tive um encontro com um empresário muito bem-sucedido que queria saber como o meu programa de mentoria poderia ajudar a empresa dele. Dediquei não mais que 10 minutos para explicar como funcionava o programa e passei a escutá-lo em suas dores e dificuldades empresariais. Depois de longos 45 minutos ouvindo atentamente, levei mais 5 minutos para apresentar algumas soluções imediatas e outras a serem construídas durante as mentorias para os gestores de sua empresa. Ele fechou o contrato imediatamente e garanti para minha empresa uma receita muito importante para os próximos 12 meses.
Para minha surpresa, alguns dias depois me encontrei com a pessoa que havia me indicado para este empresário (tive o contato com ele pela primeira vez neste nosso encontro) e essa pessoa me deu o feedback de que este cliente ficou impressionado como eu era atencioso, dedicado e bom de conversa, papo e prosa.
Conclusão: as pessoas querem ser ouvidas de verdade, indiferente de nível hierárquico e posição social. Falei pouco, ouvi muito, coloquei uma boa grana no bolso e ainda fui premiado com o feedback positivo sobre minha conversa, sendo que falei muito pouco.
Você quer um líder que te reconheça?
Mais uma que eu tenho certeza de que sua resposta é sim.
Mas você reconhece outras pessoas?
Quantas pessoas você elogiou, de verdade, na última semana?
Quantas recomendações você fez no Linkedin nos últimos meses?
Recomendados pelo LinkedIn
Olhe aí no seu Whatsapp ou e-mail agora. Quantas mensagens de agradecimentos foram enviadas por você nos últimos tempos?
Dai e recebei. Está lá em Tiago 2:26 – A fé sem obra é morta. Ter intenção de elogiar e reconhecer é diferente de fazer disso um modo de viver, seja em público ou de forma privada.
Quando fiz a transição de carreira da vida CLT para a empresarial, conforme meu planejamento, a maioria das indicações para novas oportunidades de emprego, das quais tive que abrir mão pelo meu novo propósito, foram de pessoas com as quais estreitei laços através de reconhecimentos verdadeiros.
Não subestime a força de um elogio no Linkedin, no trabalho ou qualquer atividade que você esteja fazendo. Muitos dirão que você está usando isso como estratégia para conseguir algo no futuro. E neste caso você pode questionar: “então, a melhor forma é não plantar nada e esperar frutos?”.
Você quer um líder que te inspira?
Quem não quer, não é mesmo?
Mas você inspira?
Teria coragem de chamar a turma para um almoço se não fosse o chefe deles?
Você é reconhecido pelos colegas como alguém de referência em algo?
As pessoas estão lhe procurando o tempo todo para aprender algo?
Alguns vão dizer que é bobagem, mas 85% das pessoas que estão buscando demissão através do grande movimento que acontece no mundo e chegou ao Brasil, chamado The Great Resignation, o fazem porque não suportam mais os seus chefes.
Grandes empresas perdendo resultados, perdendo talentos, perdendo gente boa, porque não tem líderes que inspiram.
Empresários bem-sucedidos perdendo dinheiro e negócios, devido os líderes que fazem a gestão não estarem preparados para engajar o pessoal em torno dos objetivos da empresa.
Por isso você é o líder que você atrai.
Durante minha trajetória de 30 anos como CLT, por duas vezes tive que mudar a rota e sair fora de líderes que não me inspiravam. E nem estou falando de valores, pois eram pessoas que tinha valores, mas os estilos, modelos de gestão e tratamento não eram adequados ao que eu acreditava como inspiração.
Na primeira ocasião levei 2 meses para sair fora para outra oportunidade e na segunda 6 meses. E o mais legal é que por mais que o sistema e os líderes pensassem que estava definindo meu destino, era eu que estava no comando da minha carreira, sabendo dos riscos e benefícios de cada passo que seria dado mediante minhas decisões.
Mas isso só é possível quando você tem um planejamento sólido e sabe os passos que quer dar mediante os cenários que se apresentam.
Por isso, a partir dessa leitura, reflita bem sobre as pessoas do seu entorno, quem se senta com você à mesa (do café, almoço ou reunião) e quem caminha junto no seu propósito.
Todas elas foram atraídas por quem você é. Pode doer, mas é verdade.
Transforme sua verdade para que você tenha mais saúde mental, equilíbrio na vida e propósito de ser.
Se quiser conhecer mais meu trabalho, me siga na no Instagram (@silvakleuber), onde dou dicas diárias sobre liderança e protagonismo de carreira.
Não pire. Inspire.
Engenheira de Segurança do Trabalho | Prevenção de Riscos e Acidentes | Treinamentos | Saúde e Segurança
2 aExcelente reflexão Kleuber Silva! Mais uma vez obrigado por compartilhar tanto conhecimento.
Consultor Funcional de RH | Projetos de RH | Operações de RH | Modelagem de Processos | Suporte Operacional | Métodos Ágeis
2 a"Nem teus piores inimigos podem fazer tanto dano como teus próprios pensamentos". Buda. Que possamos atrair coisas e pessoas boas através do nosso comportamento de propagar o bem!
PCM | Planejamento e Medição de Contratos | Manutenção de Equipamentos Móveis e Usina | Engenharia de Acesso | Segurança do Trabalho
2 aKleuber Silva, inspirador seu artigo! Deus abençoe que consigamos sempre estar inspirando alguém de forma positiva.
Mining Director
2 aParabéns Kleuber, obrigado por proporcionar tamanha reflexão! Um abraço
Aposentado na Manutenção Equipamentos Mina e Usina
2 aQuem teve o prazer de trabalhar junto a você, sempre terá bons exemplos a seguir. Que Deus continue te abençoando sempre 🙏🙏🙏🙌🙌