A pandemia e o futuro dos Bancos

A pandemia e o futuro dos Bancos

Serviços Financeiros

Digitalização, novas empresas no mercado e mudanças rápidas na demografia e no comportamento dos clientes estão causando grandes alterações na cadeia de valor de Bancos e Instituições Financeiras.

Quais a atuais tendências da Indústria?

FINTECHS

FinTechs estão tendo mais investimentos a cada ano. Dado que é esperado que os consumidores adotem instituições de serviços financeiros não tradicionais, as FinTechs são consideradas uma força de ruptura, utilizando inovação para reduzir o risco em seus negócios.

BLOCKCHAIN

A tecnologia de Blockchain se popularizou recentemente graças ao enorme sucesso de criptomoedas como o Bitcoin. Bancos já estão experimentando ou investindo em tecnologias de Blockchain como uma oportunidade de reduzir atrito e custos.

MULTI-CLOUD

Até o fim de 2020, mais de 25% dos bancos de varejo terão substituído seus sistemas legados de acesso online e mobile. Empresas novas não têm infraestrutura legada e assim conseguem manter baixos seus custos e fornecer serviços a preços mais baixos. 59% dos bancos estão criando plataformas completas.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A indústria bancária está bem posicionada para se beneficiar do poder da inteligência artificial, graças ao alto volume de dados globais, registros históricos precisos e detalhados, e a natureza quantitativa dos mercados financeiros. Os maiores bancos do mundo já começaram a testar vários casos, como aprovação de empréstimos, gerenciamento de ativos e avaliação de riscos.

AUTOMAÇÃO INTELIGENTE

Instituições financeiras estão usando automação para buscar eficiência em seus processos e redução de seus custos operacionais. Algumas empresas de serviços financeiros podem reduzir seus custos operacionais de 10 a 25% ao usar automação para transformar seu modelo operacional, e potencialmente alcançar de 30 a 50% com automação cognitiva.

SEGURANÇA & COMPLIANCE

Conformidade não é apenas sobre reconhecer as principais pressões regulatórias que as instituições financeiras enfrentam, mas também garantir proativamente que a empresa está melhorando seus processos e padronizando suas operações. Essa preocupação crescente com requisitos regulatórios criou um foco ainda maior nas empresas Regtech, que buscam atender e otimizar projetos de serviços financeiros com foco em Resolução 4.658, GDPR e PSD2.

O Imperativo Digital nos Serviços Financeiros

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O Setor Financeiro como um todo está passando por uma transformação radical. Nesse ambiente, inovação é crítico conforme as empresas buscam vantagens competitivas sustentáveis. Tecnologia é um direcionador dessa mudança e o fator de sucesso que todas as instituições precisam dominar para se manter relevante no setor. Para as organizações de TI, a luta é para serem o catalisador dessa mudança, acelerando a geração de valor para o negócio ao mesmo tempo que melhora a proporção custo/receita. Aproximadamente 50% das empresas do S&P 500 serão substituídas nos próximos 10 anos, de acordo com o relatório “2018 Corporate Longevity Forecast”; isso realça a importância e a magnitude que a transformação digital terá na modernização da indústria bancária.

Direcionadores da TI na visão da BMC

Experiência Omni-Channel

  • 68% dos clientes compram produtos ou serviços adicionais graças a abordagem personalizada dos bancos.
  • 32% da receita das empresas são gerados através de canais digitais e é esperado que cresça para 48% até 2022.
  • 71% dos executivos disseram que a expectativa dos clientes é um dos fatores principais causando a ruptura na indústria.

Soberania e Gerenciamento dos Dados

  • 88% dos executivos disseram que usar os dados sobre o cliente para suavizar sua jornada é uma das principais prioridades.
  • 71% dos líderes digitais esperam que as maiores pressões regulatórias sejam com relação à privacidade dos dados.
  • 90% dos maiores bancos Americanos, Europeus e da Oceania estão experimentando blockchain.

Automação Cognitiva

  • 76% dos executivos disseram que tecnologias cognitivas irão “transformar substancialmente” suas empresas nos próximos 3 anos.
  • 22% da redução nos custos da infraestrutura são impulsionados pela inteligência artificial, que até 2030 causará um impacto econômico projetado em $1 trilhão.
  • 35% das instituições de serviços financeiros vêm observando um aumento de 2 a 5% no crescimento top-line, graças à automação inteligente.

Multi-Cloud

  • 80% das empresas irão migrar seus workloads para a nuvem nos próximos 2 anos.
  • 38% dos bancos usam serviços em nuvem para impulsionar maior produtividade e eficiência operacional.
  • 75% das empresas irão utilizar múltiplos serviços em nuvem nos próximos 2 anos.

Modernização e Integração da TI

  • 24% dos líderes digitais esperam gastar 16.8% da sua receita em tecnologia até 2022.
  • 37% dos bancos, em média, esperam desenvolver novas tecnologias dentro de casa.
  • 75% das empresas Fintech citam a colaboração com incumbentes como sendo o seu objetivo primário de negócio.

Segurança e Conformidade

  • USD 118 Bi É o custo de compliance esperado no setor de serviços financeiros americano até 2020.
  • 58% dos bancos estão planejando investir em tecnologia para mitigar ameaças cibernéticas aos dados.
  • 4% da receita anual é o valor máximo da multa aplicada caso a empresa não esteja adequada ao GDPR.

Até mais!


Fonte: BMC Software

___________________________________________

A BMC oferece software e serviços para ajudar mais de 10.000 empresas - incluindo 92% da Forbes Global 100 - a atender as crescentes demandas digitais e maximizar a inovação de sua TI. Do Mainframe ao mobile e multi-cloud, as soluções capacitam empresas de todos os tamanhos e setores a gerenciar e reinventar seus negócios com eficiência, segurança e dinamismo para o futuro.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcos Domingos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos