Para que as contratações sejam planejadas
O fluxo de um processo seletivo funciona assim: o gestor (ou a área solicitante) pede ao RH (ou a quem faça esse papel na empresa) a abertura da vaga. Essa vaga pode ser um aumento de quadro ou uma substituição, mas precisa estar planejada.
Já iniciei consultoria em várias empresas onde não havia controle de headcount e, consequentemente, mudava-se a estratégia de contratações muito rápido. Afinal, se o processo seletivo é aberto sem um planejamento, em algum momento o custo de folha vai "gritar". Aí contrata-se 3 e demite-se 6, gerando turnover, instabilidade e custo!
Um bom RH sempre direciona as contratações para um planejamento, tendo respaldo para que a admissão seja feita. Ainda assim, situações como a ocorrida com uma pessoa mentorada por mim acontecem. Vejam abaixo:
Essa pessoa mentorada trabalha em uma empresa e está buscando novas oportunidades. Recebeu aprovação no processo seletivo, com proposta e tudo. Por uma questão divina, e por causa dos feriados, não conseguiu conversar com a gestão sobre a saída, até que recebeu esse e-mail acima.
Após a empresa fazer proposta para uma pessoa empregada, a empresa (cujo nome não posso falar por questão de sigilo), simplesmente enviam um e-mail informando que "decidiram seguir outro rumo" e pedindo desculpas "pela mudança".
Agora imaginem vocês se a pessoa tivesse pedido demissão da empresa de origem!?
Recomendados pelo LinkedIn
Ser RH é um assunto muito sério! Você mexe com vidas! Atrás de cada folha de pagamento existe uma pessoa que conta com um salário para poder arcar com suas despesas. Se você trabalha em uma empresa que não planeja contratações, tenha dois cuidados:
Toda empresa precisa de um RH para planejar as contratações, tendo certeza de que há um respaldo por trás de cada processo seletivo.
É claro que ao longo do caminho podem haver necessidades de redução de custos. Vivemos um momento delicado econômico, é natural! Mas toda contratação, em todos os cenários, deve ser planejada.
Nenhum candidato, empregado ou não, merece esse tipo de "mudança" no processo.
RH´s: compromisso com as boas práticas, por favor!
Gestores: se não estão conseguindo equilibrar isso, chamem um RH!
#educacaofinanceira #fe #co-cidadania #empreendedor
1 mBoa noite desejo sucesso.