Para que serve o psicólogo?
Quando tem uma dor de dente, vai ao dentista. Quanto a visão está ruim, vai ao oftalmologista. Mas, afinal, quando se deve ir ao psicólogo?
Não é comum, ainda nos dias atuais, achar que psicoterapia é apenas para ‘loucos’ e que procurar um psicólogo é assumir seu estado de insanidade. Ou, pior ainda, acreditar que psicólogo não serve para nada além de escutar e dar conselhos, como se estivesse com um amigo.
No dia-a-dia, passamos por situações de estresse, como conflitos consigo mesmo ou outras pessoas com as quais convive, pressão ou desinteresse no trabalho, até mesmo dores físicas que podem ser causados por fatores emocionais! E nem sempre estamos 100% para enfrentar tudo com o mesmo vigor e paciência.
Assim, a psicoterapia vai muito além de conversas em um consultório. Ao procurar atendimento, é preciso estar comprometido e disposto para o início da terapia, pois o psicólogo observará toda a situação por ângulos que você talvez possa não ter visto com clareza até então. Irá, também, indicar pontos de melhores e aprimoramentos favoráveis na vida pessoal e social. Portanto, é importantíssimo que você confie no psicólogo que o atende, pois a terapia é um trabalho conjunto do profissional e do paciente.
Além disto, você estará sendo atendido por um profissional que estudou por anos as emoções, sentimentos e comportamentos humanos, para poder ajudar pessoas que se encontram com dificuldade em algum aspecto de sua vida, ou mesmo precisam ter mais clareza de quais opções tem em seu caminho, para que possa tomar as melhores decisões.
Mas o trabalho do psicólogo não está restrito apenas aos consultórios e clínicas! Esta profissão também é muito importante na área organizacional (trabalhando em empresas com recrutamento, seleção, treinamentos e etc., além de desenvolver trabalhos de orientação profissional), na saúde pública (com atendimentos individuais ou em grupo), na área social e comunitária (acompanhando famílias em seus mais diferentes contextos), na área judicial e forense, nos esportes, na área de pesquisa acadêmica, dentre muitas outras!
Enfim, há muito o que um psicólogo pode fazer, não é mesmo?
Ainda está em dúvida em como um psicólogo pode lhe ajudar? Entre em contato ;)
Psicóloga Rafaela Weber Cecconello – CRP 06/130214
Telefone: (11) 95335-4088
E-mail: psico@rafaelacecconello.com.br