Pare de reclamar de ter que trabalhar - Parte II
Nesse post, citei 5 coisas bacanas que seu trabalho te proporciona, hoje, pra você aproveitar ao máximo a empresa em que está.
Portanto, aproveite as oportunidades que o trabalho atual oferece e reflita, com o que está feliz e com o que não está, assim você poderá tomar decisões mais conscientes no futuro.
Nesse artigo trago mais coisas legais que seu trabalho te proporciona hoje:
Casos de sucesso de relevância: participação em projetos reais, com clientes reais.
Como profissional, é possível analisar o impacto que seu trabalho teve nos locais onde você já trabalhou. Isso demonstra sua capacidade de aplicar suas habilidades em diferentes contextos como, por exemplo, diminuir a taxa de turnover em x% a partir de um projeto que você ajudou a implementar, ou até desenvolveu.
As empresas têm uma capacidade muito maior de conseguir clientes com casos interessantes e desafiadores para que a gente possa brilhar ali com nosso talento. Ou seja, é como se a empresa fosse o palco para nós colaboradores, elas nos dão questões desafiadoras, e trabalhando nós conseguimos desenvolver habilidades.
No seu currículo é ótimo enfatizar os resultados que você já obteve com cada cliente, setor, empresa. Isso é muito bom, porque isso te diferencia de outros profissionais.
Seja você um recepcionista num hotel ou num escritório, é possível destacar seus resultados. Às vezes não em números, mas ainda sim consegue apontar as soft skills como inteligência emocional, organização e resolução de problemas, como por exemplo: garantir que um evento fosse cancelado, ou garantir que uma informação importante chegasse até uma pessoa, você fez a diferença, e é aqui que você utiliza seu emprego atual para alcançar novo patamares na sua carreira.
Valorização para o seu currículo. A marca da empresa agrega para o seu currículo e sua carreira.
Toda empresa tem um valor de marca, é percebida, tem uma história, tem um tamanho no mercado em que atua, tem conquistas, e quando você trabalha naquela empresa você está associando a imagem daquela empresa ao seu currículo.
Ou seja, você também está tirando proveito do valor daquela marca, por isso é importante escolher onde você vai trabalhar e se identificar, porque a empresa em que você trabalha agregará de forma positiva, ou até negativa, no seu currículo.
E mesmo que você não esteja feliz hoje a empresa que você está tem um valor para o mercado, senão ela já teria falido. Portanto use disso para crescer também.
Quando se é autônomo você não tem uma marca, você tem que construir tudo, e isso leva tempo. Além de ter que se vender muito mais do que uma empresa já consolidada.
Amigos e uma comunidade para pertencer.
É muito gostoso fazer parte de algo com outras pessoas, especialmente se você é novo em São Paulo ou outra cidade, não conhece muitas pessoas e está precisando fazer amigos novos.
O trabalho dá esse contexto de convivência diária em que as pessoas compartilham de vivências semelhantes, e se cria uma relação.
E é uma relação muito única que não tem como dividir com sua família, ou seja, nas relações de trabalho é mais uma oportunidade de pertencer, criar vínculos, isso é gostoso e é uma parte importante da vida e a empresa te dá isso.
Você já fez amizades no trabalho que levou pra vida?
Oportunidades de carreira, até para migrar de carreira.
Se você tem um plano de carreira, quer dizer que você tem vontade de crescer, e numa empresa existem múltiplas oportunidades internas. Normalmente, é mais favorável para a empresa oferecer oportunidades para quem já está dentro do que contratar externamente.
Recomendados pelo LinkedIn
Então a empresa também te dá isso.
“Ok, não estou feliz”. Mas o quanto eu já sei sobre o porquê não estou feliz? Eu tenho oportunidade aqui dentro para o que eu quero fazer?
Foque em como tirar proveito dessas oportunidades já existentes, seja de crescimento na empresa, seja de autoconhecimento.
Sentido e propósito
Não há só propósito de vida ou só o propósito da empresa. Ao se alinhar com o propósito da empresa, você pode descobrir seu próprio propósito.
No meu trabalho eu conheço o propósito da empresa, o problema do cliente e o que queremos resolver. E eu me identifico com isso, mas além disso existe outro propósito que me realiza todos os dias que é: ajudar pessoas a encontrarem oportunidades de trabalho em que elas possam brilhar, em que elas possam descobrir a vocação delas e se sentirem realizadas.
E eu posso fazer isso em várias empresas, mas o cenário ideal é a união do meu propósito com o propósito da empresa onde eu atuo, então tenho que me identificar com a empresa também.
A empresa me dá o palco pra que eu possa brilhar, me dá a oportunidade de eu atingir mais pessoas, então a empresa me dá acesso pra eu realizar meu propósito. Tenho acesso a pessoas que posso influenciar e com isso me sinto mais realizada.
Trabalhar numa empresa é poder usufruir de muitos benefícios intrínsecos.
E então, você gostou mais de qual sugestão?
#linkedinbrasil #rhtech #softskills #humanresources
Oi, eu sou a Jacque. Acredito que trabalhar com inspiração, fazendo o que se gosta é um grande diferencial. Trago aqui no meu perfil, menos blá blá blá e mais transparência a respeito do mundo RH Tech.
Sou especialista em pessoas. Mas também amo línguas estrangeiras, tanto que já morei na Alemanha, e respiro o inglês. E do meu lado B, também sou fotógrafa, e minhas fotos já foram premiadas por um jornal da Inglaterra.
O conteúdo RH Tech te interessa?
Então me segue, curta, comente, compartilhe e desabafa.
Eu tô aqui pra você.
Com carinho, Jacque.
#LinkedInBrasil
Contencioso Cível, Consumidor, Recuperação de Créditos | Associada sênior
7 mAmei o texto e a reflexão! Excelente visão e considerações sobre o trabalho!!