PDI: QUANTO ANTES, MELHOR!
Para onde está indo na sua carreira? ️ Você tem um plano para ela? Pode ser que esteja na hora de traçar um! Uma forma simples de fazer isso é elaborando um PDI, ou Plano de Desenvolvimento Individual
Sendo bem sincero com você, não acho que o PDI seja a melhor ferramenta que existe, mas é ela eficaz, simples de ser realizada e poderosa. Na prática, o PDI é um documento que define as suas metas de carreira, as habilidades que você precisa desenvolver e as ações que você vai tomar para alcançar tudo isso. É como um contrato entre você e o seu futuro profissional.
Mas atenção!!! Defina metas realistas e alcançáveis.
O bom em criar um PDI é que ele te ajudar a saber exatamente o que quer e como chegar lá. Além disso, contribuirá com a sua concentração no esforços nas áreas mais importantes para você. Você saberá também quais novas habilidades e conhecimentos deverão ser desenvolvidas. Com isso, você se sentirá mais engajado e com um propósito bem definido.
Você pode estar se perguntando, mas qual o melhor momento para começar a fazer um PDI? A resposta pode ser Agora Mesmo?! Não espere ter anos de experiência para começar a planejar sua carreira. Quanto mais cedo você começar, mais tempo você terá para alcançar seus objetivos. Mas não se preocupe se você já está mais avançado na sua carreira, o PDI é para todos nós!
O melhor modelo de PDI é aquele que você conseguir elaborar (ou baixar da internet). Pode ser um quadro, post its, mapa mental, mas desde que contenha as seguintes informações:
1) Seus objetivos: O que você quer alcançar a curto, médio e longo prazo?
Recomendados pelo LinkedIn
2) Suas habilidades: Quais são seus pontos fortes e fracos?
3) Qual será o plano de ação: Quais são as etapas que você precisa seguir para alcançar seus objetivos?
4) Prazos: Quando você espera alcançar cada etapa?
O lado ruim de elaborar um PDI, caso você não tenha essa característica, é que você precisará ter disciplina, ou seja, precisará dedicar tempo para colocar o plano em prática. Outro ponto que você pode reclamar (Ain, não estou vendo resultado) é que pode ser demorado, ou seja, precisará ter consistência e paciência.
Não se engane!!! A responsabilidade pela criação e execução do PDI é toda sua!
Claro! Você pode contar com o apoio de um mentor, coach ou líder e isso pode fazer toda a diferença. Eles podem te oferecer orientação, feedback e te ajudar a manter o foco.
Dê uma chance ao PDI. Ela é simples, mas é uma ferramenta poderosa para impulsionar sua carreira.