People Skills na Medicina
O mercado olha cada vez mais para as habilidades de comportamento e de relacionamento, o que chamamos de People Skills. Já sabemos há alguns anos que criatividade, empatia, resiliência, coragem, comunicação, gestão de tempo, priorização, autoconfiança, trabalho em equipe, adaptabilidade e resolução de problemas e conflitos são as habilidades mais requisitadas pelo mercado, mas o que está acontecendo na Medicina em que vemos cada vez mais profissionais esgotados, com problemas de saúde que refletem a falta de auto cuidado tais como sedentarismo, obesidade, crises de ansiedade?
O fato é que People Skills são as habilidades mais importantes para manter o equilíbrio da vida, mas ninguém nos ensina isso, e na área médica como levamos muitos anos na formação, quando saímos da residência só queremos trabalhar, construir a carreira, ganhar autoridade e experiência e não nos preocupamos com o equilíbrio. Muitos médicos só sabem de medicina e esquecem que ter um hobbie, que programar a carreira e sua forma de aposentadoria ou mesmo fazer pausas para curtir a família e os filhos fazem parte de uma vida saudável. Muitos de nós pregam no consultório todos os pilares de uma vida equilibrada, mas na pratica não damos o exemplo.
Médicos cuidam de pessoas o tempo todo e precisam lidar com a carga emocional, a responsabilidade e as longas hopras de dedicação no trabalho assistencial e na jornada de estudos em casa que nunca termina. Associado à necessidade de corresponder às expectativas da sociedade, muitos priorizam ser dublê de rico ao invés de focarem em uma vida plena, feliz e com equilíbrio.
Termino aqui deixando 3 dicas importantes para você começar a analisar sua vida sob o prisma de People Skills:
Recomendados pelo LinkedIn
1- Todos os dias, ao final do seu dia, escreva uma palavra que definiu seu dia após uma breve reflexão sobre os acontecimentos e dê uma nota ao seu dia de 0-10. É simples e dará para você ferramentas para analisar o que foi bem e o que você faria diferente;
2- Não pule as refeições. Deixe na sua agenda horários bloqueados para almoço, café, lanche e use esses períodos para comer com calma, prestar atenção ao alimento;
3- Faça atividade física regular e beba água.
Me conta o resultado que você teve daqui uma semana, é incrível, não é?