PERCOGNITIOM

PERCOGNITIOM

MARKETING50AN0S 33/2021

 Amigos, nesta série de artigos em comemoração aos 50 anos da COLUNA MARKETING – a mais longeva coluna sobre MARKETING em todo o mundo – e publicada todas as semanas no PROPMARK, procuro fazer o R&T –RESGATE & TRACKING – de alguns dos mais de 2000 artigos que escrevi nessas 5 décadas.

 Hoje, resgato o artigo que escrevi e enviei para publicação no PROPMARK no dia 24 de julho de 2002, às 14h29. Naquele exato momento estávamos ensinando o 11º. P, da Matriz de Planejamento Estratégico da Madia, que vem sendo construída no correr de toda a minha trajetória profissional, e, de 41 anos para cá, empresarial e como consultor.

Vamos conferir o que escrevi sobre o 11º. P, de PERCOGNITIOM, e no final processo ao TRACKING comparando com o momento que hoje vivemos.

 Vamos ao artigo de JULHO/2002.

 “O conhecimento, a experiência, não é a absorção passiva das sensações, mas o resultado de nossos processos mentais; o mundo não se revela a nós, mas é revelado por nós”          IMMANUEL KANT

 “PERCOGNITIOM

 No mês de março deste ano, e para as duas turmas da MADIA MARKETING SCHOOL, a do MBA em MARKETING, e a do MARKETING PLENO, introduzimos o 11o. P de nossa MADIA MARKETING MATRIX. O que trata do PERCOGNITIOM.

 Que procura sensibilizar empresários e executivos da importância de uma comunicação permanente, com disciplina, unidade, consistência e relevância através de todos os emissores de sinais e códigos de comunicação da empresa – dos produtos, embalagens, veículos, recepções, até, e muito especialmente, das pessoas – e a medida/métrica do sucesso desse processo, o 11o. P, o PERCOGNITIOM.

 Monitorando o mercado 24 horas por dia, procurando aferir se os sinais e códigos de comunicação estão sendo PERCEBIDOS; e se PERCEBIDOS, RECONHECIDOS; e se RECONHECIDOS, REPUTADOS; e se REPUTADOS positivamente, conduzindo a EXPERIMENTAÇÃO; e se e depois da EXPERIMENTAÇÃO, determinando a CONVIVÊNCIA mediante a repetição da compra; e se a CONVIVÊNCIA está produzindo uma IMAGEM DE QUALIDADE; e se essa IMAGEM DE QUALIDADE está se transferindo para a MARCA.

 Ou seja, COMUNICAR-SE, missão indeclinável de todas as empresas, é um tremendo desafio. E por isso, reiteramos, QUEM NÃO SE COMUNICA... NÃO É, E JAMAIS SERÁ.

 Recentemente, e assistindo um DVD de um dos conjuntos emblemáticos das DISCOS, o “BEE GEES”, uma curiosa história e exemplo definitivo das limitações e dificuldades de se alcançar o PERCOGNITIOM PLENO.

 No DVD, “Bee Gees: This Is Where Came In”, documentário sobre a carreira do conjunto, BARRY GIBB, um dos irmãos e componente do conjunto, conta que certa vez ingressou num PUB londrino, onde acontecia um concurso de sócias dos BEE GEES. De brincadeira resolveu inscrever-se, e acabou pegando o 4o. lugar...

 Como sempre repetem Ries e Trout,

“O marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepção”.

 TRACKING 2021.

 Nossa MATRIZ de planejamento estratégico, a MADIA MARKETING MATRIX segue firme, forte, e mais consistente e relevante do que em qualquer outro momento. Com a MMM temos começado a planejar e construir o futuro de importantes empresas no ADMIRÁVEL MUNDO NOVO que agora começa a nascer.

A diferença, de 10 anos para cá, é que antes se construía o planejamento para melhorar a performance da empresa, corrigir erros, e garantir maiores participações de mercado e rentabilidade.

Hoje, também se faz isso, mas, e simultaneamente, é preciso planejar como será essa empresa no ADMIRÁVEL MUNDO NOVO que está nascendo. E a única certeza que existe, é que “o que nos trouxe até aqui não nos levará a canto algum”, ou seja, todas as empresas precisam ser recriadas, reinventadas, sob pena de caminharem para o fim.

Nos planejamentos de até ontem, projetava-se o futuro olhando para o passado e fazendo-se uma retrospectiva das conquistas e sucessos. ESQUECE! Agora, olha-se para o futuro, define-se onde, como, quando, o que, e que a empresa quer ser, ter e estar, e constrói-se o planejamento, o caminho, o mapa. Ou seja, não se planeja mais olhando pelo retrovisor. De trás para frente: fracasso na certa. Agora se planeja de frente para trás. Do futuro para o presente. O passado morreu.

E ainda, em decorrência das mudanças determinadas pelo tsunami tecnológico, nossa MMM – MADIA MARKETING MATRIX, Matriz de Planejamento Estratégico, que nasceu com os 4 Ps de Jerome McCarthy – PRODUCT, PLACE, PROMOTION e PRICE – agora totaliza 13!

 Os 4 originais do McCarthy, mais, PEOPLE, PROVIDERS, PARTNERS, POST-PLACE, PHOCUS, POSITIONING, PEST, PERCOGNITIOM, E, PROTECTION.

 É isso, amigos.

Retorno na próxima semana resgatando mais um de meus artigos dos últimos 50 anos, sempre publicados no PROPMARK de hoje. E que em passado distante chamava-se ASTERISCO, e, depois, CADERNO PROPAGANDA E MARKETING, até converter-se no PROPMARK de hoje. Até lá!


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Francisco Madia

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos