Persistência e foco. Mas e as pedras no caminho?

Persistência e foco. Mas e as pedras no caminho?

Muitas vezes nos vemos no início, ou mesmo no meio de um grande projeto ou sonho, e a grande dúvida aparece: mas como começar ou continuar isso? No decorrer do que buscamos, muitos obstáculos parecem tornar a missão praticamente impossível. Parecem ser um sinal de que devemos desistir.

E qual será o ponto de continuar, ou de decidir desistir?

Talvez não haja uma resposta pronta para todos os casos. Mas arrisco uma: continuar, quando faz sentido – e o objetivo final é algo fundamental para você. E desistir, quando não faz mais sentido, quando aquilo não faz mais parte de você. Quando não faz mais sentido carregar algo dentro de você.

Acredito que ter a persistência para continuar tem a ver com buscar algo que faça sentido, pois, sem isso, não temos motivação nem garra para enfrentar os desafios. Lembro bastante de quando estava fazendo uma pós-graduação em Barcelona, quando, em um determinado momento, tudo parecia ruir; a vontade de desistir de tudo e voltar para o Brasil foi forte. Mas também me lembro que o que me fez continuar, e buscar soluções e alternativas foi que eu sabia que eu tinha que terminar o curso, e que eu só voltaria para o Brasil com o curso terminado. Esse era o objetivo, e eu tinha que cumpri-lo, independentemente dos obstáculos, conflitos, desesperos.

Foi difícil, mas terminei o curso. Acredito que talvez tenha sido um dos momentos de maior aprendizado da minha vida. Mas e quando tudo parece lutar contra, o que fazer?

Em momentos mais difíceis, lembro sempre dos atletas olímpicos. De seus treinos exaustivos, dia após dia, durante anos a fio, controlando nervos, alimentação, escolhas. Para que possam viver poucos momentos concentrados de competição, em um tudo ou nada. Penso na persistência e no foco que eles precisam ter para chegar a performances de alto desempenho, com um único objetivo: vencer. E não desistir faz parte da jornada.

Então, acredito que, para vencer jornadas complexas, alcançar sonhos, conquistar projetos de longo prazo, só há um caminho: encontrar um sentido que faça valer à pena; treinar, constantemente, e no mesmo ritmo, desempenhando, dia após dia, todas as atividades necessárias para se chegar lá; e aproveitar todos os aprendizados da jornada, positivos e negativos, pois chegar ao topo envolve também aproveitar e aprender com todo o processo, por mais doloroso que ele possa ser.

E, para saber se aquele projeto, sonho, conquista, faz sentido em sua vida, um momento é essencial: o de auto-conhecimento. Apenas conhecendo profundamente o que deseja, o que te move no mundo, o que te inspira, fará você mover qualquer pedra, montanha ou buraco do caminho. Ao estar sintonizado com a sua inspiração e a sua motivação real, todos os caminhos começam a se abrir e a se manifestar a seu favor.

Eduardo De Bortoli

Marketing | Communication | Events | Brand Experience

8 a

Maíra, parabéns pelo texto!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Maíra Medeiros

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos