Pessoas seguem marcas que se posicionam
“A melhor maneira de persuadir as pessoas é com os ouvidos – ouvindo a elas” – Dean Rusk, ex-secretário de Estado dos Estados Unidos. Você escuta seus clientes?
A frase acima nos mostra como é importante ouvir. E hoje, imediatistas que somos, apenas emitimos informações. É hora de parar e ouvir. Certo dia eu ouvi a frase "pessoas não seguem marca." E justamente por ouvir isso que eu discordo. Pessoas seguem marcas sim. Sejam elas pessoais ou empresariais. Sei que vivemos uma era do marketing de influência por meio dos blogueiros, youtuber, tiktokers e etc. Contudo, não posso deixar de afirmar que as marcas ainda tem seu espaço neste meio.
Pessoas seguem marcas que têm posicionamento. Que se apresentam como empresas feitas de pessoas para pessoas. Por isso se posicionar tem sido exigência dos clientes. Não é possível mais apenas mostrar sua oferta, preço e condições. É preciso mostrar mais. Mostrar seu posicionamento.
O que a empresa pensa? Sim ela pensa. E deve sempre pensar. Ficar alheio aos acontecimentos do ambiente em que se está inserida e que seus clientes estão é assinar uma sentença que será apenas uma emissora de sinais sem retorno de alguma mensagem.
Posicionamento é esperado e deve ser feito. Não se pode persuadir ninguém sem antes escutá-la. Vender, propagar ideias é isso. Ouvir e argumentar. Só escutando que iremos conhecer o que realmente é o desejo, a dor, a solução para o nosso cliente.
Você escuta sua audiência, seus clientes?