Petrobras abandona paridade internacional e anuncia nova política de preços para os combustíveis

Petrobras abandona paridade internacional e anuncia nova política de preços para os combustíveis

🚀 Petrobras abandona paridade internacional e anuncia nova política de preços para os combustíveis 🛢️

A Petrobras, uma das maiores empresas do setor de energia, tomou uma importante decisão hoje. A Diretoria Executiva aprovou uma estratégia comercial inovadora para a definição de preços de diesel e gasolina, substituindo a antiga política de preços baseada nas refinarias. Com essa mudança, a empresa encerra a subordinação obrigatória ao preço de paridade de importação, alinhando-se aos preços competitivos por polo de venda.

Essa nova estratégia comercial permitirá que a Petrobras seja ainda mais eficiente e competitiva, com maior flexibilidade para disputar mercados com seus concorrentes. Serão consideradas referências de mercado, como o custo alternativo do cliente e o valor marginal para a Petrobras. O custo alternativo do cliente levará em conta as principais alternativas de suprimento, enquanto o valor marginal para a Petrobras baseia-se no custo de oportunidade.

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, destacou a importância dessa mudança: "Com essa estratégia comercial, seremos mais eficientes e competitivos, seguindo as referências de mercado e aproveitando as vantagens competitivas que temos". Claudio Schlosser, diretor de logística, comercialização e mercados da Petrobras, acrescentou: "Nosso modelo considerará a participação da Petrobras e o preço competitivo em cada mercado, otimizando nossos ativos de refino e buscando rentabilidade de forma sustentável".

Além disso, a precificação competitiva garantirá a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico da empresa. A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor e com a sustentabilidade financeira de longo prazo, proporcionando maior previsibilidade aos clientes ao evitar picos súbitos de volatilidade nos preços.

Os reajustes de preços de diesel e gasolina continuarão a ser feitos sem periodicidade definida, evitando repasses imediatos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio para os preços internos.

Essa importante decisão foi tomada pelo Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelos principais líderes da empresa, que continuam subordinados a ele. Os ajustes de preços serão divulgados nos canais de comunicação da Petrobras e em seu site, onde também serão disponibilizadas informações sobre a formação dos preços médios de combustíveis ao consumidor.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos