Pivotar é o novo "Normal"
Muitas mulheres conversam diariamente comigo, através das nossas redes sociais, sobre a vontade que elas têm de mudar sua rotina, empreender em algo que as façam felizes de verdade e consequentemente tenham mais qualidade de vida. Esse post é sobre a busca incansável do nosso propósito e a importância que nós, como mulheres, temos de incentivar mais mulheres a sair da sua zona de conforto.
Recentemente adquiri um livro sobre como usar o método da pivotagem para planejar e acertar o próximo passo da carreira. A autora do livro, Jenny Blake, é cocriadora do programa Career Guru do Google. Jenny me fez refletir sobre como as pessoas tem "pivotado" em diversos aspectos da vida.
Pra quem não está familiarizado com o conceito, "Pivotar" é um termo muito utilizado pelas Startups, e segundo a revista EXAME, é quando um empreendedor decide mudar o plano de negócios depois de ter testado uma estratégia e não ter obtido os resultados esperados, então ele pivota o negócio. Exemplo: o dono de uma loja de revenda de painéis que geram energia a partir da luz do sol pode pivotá-la e passar a só alugar os equipamentos para empresas, em vez de vendê-los a consumidores finais. Bom, ainda não avancei muito na leitura para expor qualquer opinião pessoal ao livro, mas a autora cita diversos casos de pessoas que decidiram mudar sua vida procurando um propósito maior ou algo que realmente as motivassem. Aqui no Blog e no Instagram, converso diariamente com mulheres que têm tentado mudar completamente a sua vida, ou empreendendo em algo para deixar o emprego no futuro, ou empreendendo em algo por estar sem emprego no momento. O que eu, particularmente, acredito que seja aquela vontade de 'pivotar" a sua vida.
O livro traz também, a frase de José Saramago que diz "O Caos é meramente a ordem à espera de ser decifrada", o contexto em que a frase está inserida me fez pensar em tudo que tenho escutado desde que comecei a entrevistar as seguidoras do "Mais Empresárias". É muito comum na saída da zona de conforto encontrarmos o caos, o desespero, o medo e a insegurança, o que se apaga logo após nos adaptarmos e volta de novo quando enfrentamos novos desafios. É um ciclo normal na vida de quem se enfrenta diariamente em busca de uma vida melhor. Precisamos de Heroínas inspiradoras para encontrar e desafiar outras mulheres que tem dentro de si a vontade de ser mais, mas ainda não conseguiram "girar" a chave da mudança.
E por isso, estou aqui para iniciar a série de entrevistas que o blog Mais Empresárias está fazendo com mulheres empreendedoras de todo o Brasil, de diversas idades e em todas as etapas do empreendedorismo. As mulheres estão cada vez mais conquistando o seu espaço e muitas querem empreender, mas ainda não sabem em que, enquanto outras já sabem, mas ainda não começaram. Algumas já meteram a cara, mas ainda não decolaram e várias já estão vivendo do seu negócio. Tem sido um trabalhado engrandecedor, inspirador e de muito aprendizado pra mim.
Espero que vocês acompanhem todas as entrevistas e que assim como eu, se encham de orgulho por ter tanta mulher boa enfrentando os seus medos, se surpreendo e surpreendo as estatísticas e números do mercado brasileiro. Acompanhe a primeira entrevista que será publicada aqui, no dia 25 de Março e se você quiser contar a sua história, entre em contato com a gente.
Vamos inspirar e motivar muito mais mulheres!!