PIX em todo lugar!


Até o dia 29 de abril, temos um compromisso, caso estejamos nos casos em que é necessário fazer a Declaração do IR: ajustar as contas com o Leão. Em 2022, o prazo será menor do que nos outros anos e algumas novidades chegam também para os contribuintes. Uma delas é o PIX, que poderá ser usado no pagamento e na restituição do IR.

Para pagamento, o contribuinte poderá pagar o imposto devedor após o ajuste na declaração usando o aplicativo do seu banco, a partir leitura do Qr Code evidenciado na guia para pagamento. Com relação à restituição, no preenchimento da ficha, o contribuinte terá a opção de colocar para recebimento do valor o seu PIX, desde quando a chave relacionada seja o seu CPF. Não será possível utilizar a chave do tipo telefone, e-mail ou outra aleatória.

Esse processo não vai agilizar o pagamento ou a restituição, mas vai contribuir para minimizar os erros de preenchimentos dos dados bancários, evitando assim, retificações e atrasos na restituição. A Receita Federal destaca ainda que o PIX não altera as regras de prioridade de recebimento de valores, mas gera um maior acerto nos preenchimentos e conforto dos contribuintes.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de André Luis Barbosa

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos