Pix - Inovação
Pix. A maior novidade do Banco Central, atualmente, é uma inovação na tecnologia das transações financeiras, que promete deixar docs e teds obsoletos. Isso ocorre, porque o Pix será um sistema de pagamento instantâneo que funcionará 24/7 durante o ano inteiro e que permitirá que um dinheiro “caia” na conta do destinatário em questão de segundos.
Além de trazer maior facilidade e conveniência para pessoas físicas, tal iniciativa do BC tem diversos outros benefícios, como:
1. Aumentar competividade e eficiência do mercado, uma vez que a maior competição entre os meios de pagamento tende a gerar serviços com maior qualidade.
2. Estímulo à entrada de fintechs e bigtechs. Na Índia, um dos países que o Brasil tem se baseado para desenvolver o Pix, atuam no mercado de pagamentos online empresas como Google Pay, Facebook, Whatsapp e Amazon.
3. Potencial de inclusão financeira, haja vista que alguns bancos cobram mais que R$20,00 para realizar um TED, o Pix vem como uma opção de custo zero de transação para pessoas físicas.
4. Eletronização dos meios de pagamento. Isso diminui a evasão fiscal e reduz o uso de cédulas, que são instrumentos financeiros mais custosos.
Enumerei apenas quatro para o texto não se alongar muito, mas esse avanço impactará, de forma positiva, diversos outros pontos tanto na vida de empresários quanto na de clientes. Dessa forma, quero deixar meus parabéns ao Banco Central por essa iniciativa que coloca o Brasil na vanguarda dos sistemas de pagamentos e por encaminhar mais uma das metas de sua agenda de 2020.
De acordo com o BC, o sistema estará em funcionamento pleno a partir do dia 16/11/2020 e o cadastro no sistema começou ontem 05/10.