Planejamento do ano: tenha em dia ipva, iptu, seguro de automóveis, seguro saúde, de vida

Planejamento do ano: tenha em dia ipva, iptu, seguro de automóveis, seguro saúde, de vida

Existem muitas dúvidas de como se organizar financeiramente nesse começo de ano. Essa época de janeiro e fevereiro é cheia de novidades, mas também vem com os desafios clássicos, dentre eles o famoso planejamento orçamentário. E dentro desse enorme guarda-chuva, estão várias preocupações financeiras, como o pagamento de impostos, seguros, despesas familiares e muito mais. Para que tudo isso não vire uma bola de neve, é preciso saber administrar. Apesar de não ser muito agradável, é bem possível tendo organização e disciplina.

Pagar os impostos anuais também requer planejamento. O IPTU e o IPVA, por exemplo, sempre dão dor de cabeça aos brasileiros, mas é extremamente necessário que essas despesas estejam em dia. Negligenciar o pagamento de impostos pode causar graves problemas ao longo do ano, além de provavelmente acumular com outras dívidas tão importantes quanto. Algumas pesquisas apontam que os gastos nesses primeiros meses são maiores, pois além dos impostos há o licenciamento, matrículas e materiais escolares e seguros. Então, planeje-se para que o resto do seu ano seja pelo menos um pouco mais leve. 

Quase 90% dos brasileiros não fazem planejamento financeiro para pagar as contas. Segundo pesquisas da SPC e da CNDL, a população brasileira não se organiza para pagar o IPVA, IPTU e outros gastos de início de ano. Esse é um dado alarmante sobre a realidade do Brasil quando se trata de finanças. Aliás, não se trata de um comportamento de apenas dos dois primeiros meses do ano, e sim durante o ano inteiro. Um hábito comum entre as pessoas é comprar algo de alto valor, como um carro, e não saber como pagar. Isso reflete em janeiro, quando forem pagar os impostos e não conseguiram pela falta de planejamento.

Portanto, o planejamento de início de ano, na verdade, deve valer para o ano todo. Programar as finanças pessoais faz parte da vida. Se você não quer ser pego de surpresa, arcar com os prejuízos das incertezas e prejudicar a sua saúde financeira, busque tirar um pouco do seu tempo para administrar o seu dinheiro. Não é uma tarefa fácil, mas sem dúvidas é a melhor saída para evitar danos financeiros no início, no meio e no final do ano. Essa é a melhor dica para ter tranquilidade de pagar IPVA, IPTU e qualquer outra despesa desagradável. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Giovana Menegon

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos