PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Um caso interessante de planejamento que aconteceu há alguns milhares de anos, foi narrado na bíblia e merece de fato um reconhecimento de que realmente o planejamento quando bem feito e bem executado, com certeza atingirá seu objetivo e as coisas acontecerão, me refiro aqui à história de Neemias que em meio ao domínio do povo da Pérsia sobre o povo de Israel, pede ao Rei autorização para poder reconstruir as muralhas de Jerusalém. Nesta história podemos ver a liderança de Neemias para reerguer as muralhas, aplicando foco, objetivos estratégicos, metas mensuráveis e também planos de ação. Neemias é um exemplo de uma liderança que tinha uma visão e chamou uma equipe, o seu povo, para uma missão e conseguiu executá-la mesmo em meio a muitas dificuldades e desafios que se apresentavam, o bom planejamento o fez ser bem sucedido ao final.
A partir deste contexto quero destacar uma forma de Planejamento Estratégico pautado pelo C12 Brasil, um negócio voltado à capacitação de líderes que propõe a realização de uma espécie Balanced Scorecard (BSC), popularizado na década de 90, em que se faz a avaliação empresarial através de uma matriz de 5 pontos, também chamada de MA5P, que são:
1. GERAÇÃO DE RECEITA: envolve questões como vendas, marketing, gerenciamento de linha de produtos ou serviços e relacionamento com o cliente.
2. GERENCIAMENTO OPERACIONAL: envolve questões como fornecedores de produtos e serviços, atendimento, tecnologia e administração.
3. GERENCIAMENTO ORGANIZACIONAL: envolve questões como recrutamento e seleção, treinamento e sucessão.
4. GERENCIAMENTO FINANCEIRO: envolve questões como metas, projeções, métricas, controles, relatórios e gestão de caixa
5. MINISTÉRIO: envolve questões que tem a ver com a espiritualidade, ponto que já é enfatizado através do Capitalismo Consciente originado nos Estados Unidos.
De forma gráfica podemos ver a representação de como esta matriz MA5P se comunica com todas estas áreas e pontos citados acima:
Recomendados pelo LinkedIn
É claro que a proposta aqui é voltada para empresas que tem um viés cultural e intencional com relação à espiritualidade pois é uma forma de agir contra cultural da nossa sociedade atual que tem uma tendência a dicotomizar a vida material da vida espiritual, é sabido também que este contexto da MA5P pode caber melhor nas PMEs - pequenas e médias empresas, onde há um fundador ainda presente, onde há uma cultura e um propósito estabelecido e que move as ações do negócio. Já se pensando em grandes corporações em empresas de grande porte, em S/A só faz sentido se todo o ecossistema empresarial e o conselho administrativo estiverem em unidade neste propósito, ou caso queiram manter valores de uma empresa caso ela tenha sido incorporada ou comprada recentemente para que sua essência e os diferenciais não se percam.
O planejamento estratégico deve ser uma disciplina continua, deve acontecer como uma cultura corporativa, os principais líderes devem estar presentes, a formação de um conselho pode ajudar em muito a formulação deste tipo de cultura e profissionalização, ele não deve ser algo feito e colocado dentro da gaveta e não ser revisitado, tão importante quanto planejar, ou ter a ação em planejar é necessário também executar e aprender como realizar isso ao longo do tempo, principalmente em empresas que ainda não usufruem desta boa prática. Ao se iniciar um planejamento seja usando a proposta da MA5P pelo C12 que aqui foi apresentado de forma muito resumida, ou qualquer outro método para o planejamento precisa-se ter a conscientização do quanto isso é necessário, de que fazer um planejamento não é perca de tempo, pelo contrário, pode ser uma dor no começo, mas se tornará uma cultura que prospectará o futuro, os líderes empresariais precisam entender que começar um planejamento mudará o nível de atuação do negócio, boa práticas farão com que o nível de transparência aumente, questões que eram negligenciadas passam a serem tratadas e melhoradas e assim vai se desenvolvendo um novo modo de gerir a empresa sempre mirando o futuro.
Em resumo, a ação de planejar e a ação de executar precisam caminhar juntas para que o Planejamento Estratégico tenha seus efeitos se propagando de forma prática não só na vida da empresa, mas em todo o seu ecossistema e principalmente na vida e comportamento das pessoas.
Fonte: C12 Brasil, material setembro/24, Board Academy Br
Economista | Perito em Economia | Administrador Judicial (Trustee) | Especialista em Reestruturação | Conselheiro Consultivo | Board Member
3 mExcelente perspectiva temporal para abordar um tema tão importante para a tomada de decisão fundamentada! Abs