Planejamento financeiro para estudantes

Planejamento financeiro para estudantes

Introdução

A educação financeira no Brasil é um assunto que vem ganhando destaque na população, mas ainda é muito insipiente, principalmente para os mais jovens. Isso é um fato muito preocupante, pois ao ingressar na vida adulta a dinâmica financeira muda bastante, ou seja, requer muita disciplina para ter um bom controle financeiro e seguir um planejamento financeiro (se tiver elaborado um).

Além disso, é uma fase da vida que geralmente esse jovem está estudando ainda e a receita é pequena. Quando sobra, sobra pouco e os investimentos de longo prazo não se tornam prioridade.

Diante desse cenário, destacamos os principais pontos para que os estudantes se preparem para uma aposentadoria tranquila e saudável:

  • Controle Financeiro

Primeiro é preciso realizar um diagnóstico de como esta sua vida financeira para depois entender o que pode melhorar. Nessa fase é indicado levantar todos as receitas e despesas em uma planilha e analisar como está a sua situação. Entender se mensalmente você guarda dinheiro ou se está gastando mais do que deveria. É interessante classificar as despesas (alimentação, transporte, educação etc.). Esse diagnóstico vai te dar poder de entender onde você pode enxugar custos ou como você pode aumentar sua receita.

  • Disciplina de poupar

Após um bom diagnóstico das suas finanças será possível perceber que você tem a capacidade de poupar. Isso é um hábito que, apesar de parecer trivial, é extremamente difícil. Você já deve ter dito a frase: “ah, eu mereço”, ou então “tá sobrando um dinheiro no mês, vou me dar ao luxo de…”.

Outro fator que dificulta a poupança de estudantes é que, devido ao momento de vida, o que sobra é pouco, em muitos casos, valores irrisórios, e então vem o questionamento: “sobrou 50 reais, vale a pena investir?”. A resposta é SIM. Criar o hábito de poupar é imprescindível para um bom desenvolvimento financeiro ao longo da vida. O estudante que poupa 50 reais por mês quando jovem é o profissional que vai conseguir poupar 10, 15 ou 20 mil no futuro. Já o estudante que não poupa porque é “pouco dinheiro”, vai gastar tudo que ganha no futuro.

  • Invista em você

Apesar de ser extremamente importante poupar e investir desde cedo, é importante separar parte do que você ganha para coisas que vão te desenvolver, que irão acelerar sua carreira ou te abrir novas portas. O que eu quero dizer é: invista em você! Algo que vá fazer você aumentar sua capacidade de gerar receita ou de te tornar um profissional melhor.

O que faz um estudante se tornar rico não são os investimentos e sim a capacidade que ele tem de gerar receita durante a sua vida. Os investimentos são apenas o catalisador do crescimento patrimonial de um investidor.

  • Planejamento Financeiro e detalhamento

Faça um bom planejamento financeiro e siga ele à risca. Esse é o caminho para ter uma aposentadoria tranquila. Para os jovens em especial, é muito difícil vislumbrar como estará sua vida financeira daqui a 40 ou 50 anos para frente. Sendo assim, faça um detalhamento desse plano. Divida em décadas por exemplo: “Aos 30 quero ter 300 mil investidos. Aos 40 quero ter 1 Milhão e 1 apartamento”. Depois disso, crie pequenos planejamentos para atingir essas “submetas”. Dessa forma, o planejamento financeiro fica mais tangível e palpável.

Conclusão

Começar a investir cedo é bem importante para nossos jovens estudantes. O tempo é um fator determinante para qualquer investimento que uma pessoa venha a fazer, ou seja, quanto antes melhor. Sendo assim, se planeje, procure especialistas que possam te ajudar neste planejamento para evitar erros nesse início. Na Pequod Investimentos, temos um time de assessores capazes de facilitar a elaboração desse planejamento para você e sua família.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos