POMPEU X JULIO CÉSAR! QUEM FOI MELHOR “VENDEDOR”?
Dois grandes generais. Dois grandes estrategistas e táticos militares. Considerados dois dos maiores líderes militares do império Romano-Italiano e do mundo!
Ok, perfeito, mas qual a diferença entre os dois?
Pompeu, militarmente é considerado melhor estrategista em comparação a Júlio César.
Suas vitórias militares em quantidade e em territórios anexados ao Império Romano/Italiano, em comparação, são maiores em relação a Júlio César!
Mas Júlio César tinha algo a mais em relação ao seu antigo aliado e depois rival! ERA UM NEGOCIADOR NATO!
Além de grande NEGOCIADOR, era líder exímio e tinha as tropas( legionários romanos) ao seu lado, fidelizadas a ele. Os legionários o consideravam como um deles, diferente de Pompeu!
Suas conquistas, menores em numero, foram mais eficazes, fortes e eficientes ,e lhe trouxeram maiores dividendos no campo político, no moral junto as suas tropas, e ganhos monetários muito mais significativos.
César NEGOCIAVA nas guerras, NEGOCIAVA com as tropas, NEGOCIAVA com o senado, e NEGOCIAVA com os “inimigos” que vencia!
Além do mais, ao tomar uma decisão que poderia lhe custar a vida, ou a sua carreira quando decidiu ultrapassar a fronteira italiana delimitada pelo rio Rubicão com suas legiões,e adentrar o território italiano( quando proferiu a famosa frase "a sorte está lançada"), o que era proibido pelo senado na capital em Roma, venceu Pompeu na batalha pelo poder, tendo tropas bem menores em número, porém, treinadas, motivadas, e com as táticas de guerra renovadas e adequadas a situação do momento.
Pompeu, mesmo sendo um grande general, tinha pouco poder de persuasão, era um líder autocrático, sistemático, e definitivamente não sabia NEGOCIAR!
Não conseguiu modificar sua linha de atuação diante da principal batalha da sua vida.
Acabou perdendo a batalha principal tendo em mãos um exército 03 vezes maior do que o de César. Fugiu, perdeu a sua vida, e deixou o poder e a glória ao seu rival.
Quem ficou marcado positivamente, e admirado na história mundial dos grandes líderes foi CAIO JÚLIO CÉSAR!
Ok, mas o que isso tem a ver com VENDAS?
Tudo a ver! Em vendas, você pode ser o melhor tático, usar as melhores estratégias e ferramentas, mas se não souber NEGOCIAR, perde os melhores e mais rentáveis pedidos.
Em VENDAS, somente fechar muitos pedidos em número, mas com pouca margem de lucro e consequentemente menores comissões, acaba não lhe trazendo os dividendos maiores.
Se não souber entender os movimentos e o potencial do inimigo( concorrente), entender e compreender o sentimento das tropas( pessoas que podem influenciar positivamente no processo), e não ter ao seu lado aqueles que podem decidir no processo( sua equipe, gerência, diretoria) e principalmente NEGOCIAR corretamente com todas as informações levantadas( dos dois lados) você fecha somente pedidos onde os lucros são menores, pouco duradouros, e os ganhos ficam limitados. Muita quantidade, muito esforço, e pouco lucro!
Saber NEGOCIAR corretamente é o segredo em VENDAS!
Vender bem é vender com lucro e margem justa. Vender bem é ter uma relação ganha-ganha. O outro lado também precisa e necessita ganhar.
NEGOCIANDO com sucesso, você fecha pedidos de alto valor agregado, tem o cliente ao seu lado, e plenamente fidelizado.
Ou seja, são “territórios conquistados” que vão lhe garantir a sua reputação, deixar o seu moral elevado, e manter seus ganhos de forma crescente.
Seja o melhor estrategista, use todas as ferramentas de vendas, seja persuasivo, mas seja mais ainda um exímio NEGOCIADOR!
Obs. Recomendo a leitura do livro JÚLIO CÉSAR CEO de Alan Axelrod. Um livro inspirador que mostra toda a genialidade de César, pautado em 06 princípios básicos para guiar e inspirar vendedores, empresários, comerciantes, e líderes de equipe.
CEO & Empreendedora de Impacto | Bioeconomia e Regeneração
5 aÓtimo texto. Mas Roma Antiga e Itália são duas coisas completamente diferentes.
Analista Acadêmico
5 aCésar, tanto é que ele foi o sumo pontífice, ou seja o guardião da ponte de Roma, para quem não conhece, a ponte de Roma era a última defesa para invadir a cidade então o guardião era um cargo extramamente nobre e de muito poder. Atualmente quem detem esse cargo é o Vaticano, todo Papa é o sumo pontífice de Roma.