Pontos críticos dos produtos e materiais MTO, Make to Order, Sob Encomenda

Pontos críticos dos produtos e materiais MTO, Make to Order, Sob Encomenda

Quando olhamos os produtos feitos sob encomenda começamos a entrar em detalhes importantes.

Produtos feitos sob encomenda podem ser padronizados ou customizados.

No caso dos produtos padronizados feitos sob encomenda podemos ter três razões:

  1. Produtos com prazo de validade curto: a natureza do produto já indica que não podemos formar estoque, neste caso a otimização do fluxo dos materiais é importantíssima para conseguir melhorar a produção e entregar com prazos de entrega competitivos.
  2. Produtos com baixa frequência de venda: neste caso não faz sentido manter estoque, o capital de giro vai permanecer parado por muito tempo e isso custa caro, além deste ponto também temos outros custos envolvidos, seguro e armazenagem por exemplo.
  3. Produtos com lotes pequenos que prejudicam demais a operação: falei em outro momento sobre as janelas de pedidos, períodos onde os pedidos são acumulados para produção em um grande lote. Esta é uma solução para este tipo de produto.

No caso dos produtos customizados podemos ter algumas complicações críticas, pode ser um logotipo diferente, alguma especificação do cliente, tamanho, cor especial, embalagem especial etc. Condições específicas daquele pedido que não se repetem com frequência.

Importantíssimo entender o comportamento deste tipo de produto para organizar o planejamento de produção e materiais de forma eficiente. Estudar com profundidade o portfólio de produtos é fundamental para entender estas diferenças.

Acompanhe a explicação em vídeo:

Aqui ainda não estou falando sobre os itens produzidos por projeto. Neste caso a natureza do modelo de negócio já demanda customização e a otimização do portfólio de materiais passa a ser a parte importante do trabalho. Entender o nível de materiais comuns entre os projetos ou avaliar a quantidade de materiais customizados são duas formas de otimização do portfólio de materiais.

Este tipo de operação demanda um número elevado de equipamentos não especializados e se isso não for tratado da forma correta a operação pode ficar muito ineficiente.

Abraços e te vejo no próximo artigo.

 

Marcel Alonso

Cadastre-se em marcelalonso.com.br e receba os conteúdos gratuitos direto no seu e-mail. Você também recebe um livro com mais de 100 páginas falando tudo o que você precisa saber sobre planejamento de produção, materiais e demanda.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcel Alonso

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos