Por que as embalagens são tão importantes para o e-commerce?

Por que as embalagens são tão importantes para o e-commerce?

São apenas embalagens, não deveriam importar muito, certo?

Errado.

No e-commerce, assim como toda loja física, a embalagem é uma parte importante para complementar a experiência do consumidor e transmitir uma boa impressão da sua loja. Assim como em lojas físicas, você não espera que o produto recém-adquirido seja entregue a você em uma sacola suja ou uma caixa rasgada, muito menos com danos ao produto em si, no e-commerce o raciocínio é o mesmo.

Aliás, no e-commerce isso possui uma relevância ainda maior, pois é preciso lembrar que o momento da entrega é o único momento de contato físico que o cliente tem com sua loja. Por todo o processo ser online, a entrega torna-se a “primeira impressão” que o consumidor tem da sua loja.

Na hora de enviar um produto, é preciso presta atenção em 3 detalhes:

1.   Integridade do produto

Como o produto chega ao cliente em quesitos de embalagem: se está limpo, sem rasgos e protegeu o produto em si.

Uma vez, fiz uma compra de uma tenda de praia, para poder levar às viagens. Quando recebi o produto, a caixa veio aberta. Mas, aberta de foi danificada na viagem. A minha sorte é que o produto em si não tinha sofrido avarias, porém, e se por acaso ele tivesse sido danificado? Mesmo que a troca fosse gratuita, para o cliente, torna-se um incômodo fazer a troca.

E se eu planejasse utilizar o produto logo que chegasse? Ainda que o produto fosse de boa qualidade, esses fatores arruínam os planos e experiências, fazendo com que a loja não seja indicada para compras futuras.

2.   Evitar movimento dentro da caixa

Não podemos contar com a gentileza dos correios ou de qualquer transportadora você estiver utilizando. Então, é necessário entender que as caixas estão sujeitas à cair ou a se mexer, por isso é importante que o produto esteja seguro e que não fique “solto” dentro das caixas.

Dependendo do produto comercializado, poder ser frágil e sensível à batidas. Dessa forma, certifique-se que o produto não fique “dançando” dentro da caixa.

Algo como papel pardo para preencher a caixa ou dependendo da fragilidade, um plástico bolha.

Subentende-se, também, que quanto maior a fragilidade do produto, maior serão os gastos com embalagem. Porém, temos uma pequena matemática para o cálculo da embalagem: não deve ultrapassar R$2,00 ou 2% do valor total do produto.

3.   Experiência do comprador

Como eu citei lá no começo do artigo, a experiência do usuário conta muito. Isso significa que arruinar essa experiência com a entrega, pode fazer sua loja não ser mais cotada nas próximas compras.

Usando o exemplo que eu dei no primeiro item, da minha experiência com a compra da tenda de praia, vamos supor que eu fosse presentar alguém. Dada a experiência da entrega que essa loja me forneceu, dificilmente eu iria comprar algum produto para presente.

Já tive clientes que trabalham com essências e, dentro da embalagem, ela borrifava a essência que o cliente havia adquiro, para que, assim que a embalagem fosse aberta, o consumidor tivesse a experiência de cheiro. Então, são pense em embalagens, mimos que mesmo quando simples, possam fazer a diferença na hora de receber um produto.

Diferente das compras em lojas físicas, não saímos com o produto em mãos na hora, e criamos aquela expectativa para a chegada da embalagem. Criar experiências prazerosas e atentar-se à detalhes podem fazer toda a diferença para o consumidor do seu e-commerce. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos