Por que empresas fazem planejamento estratégico?
fluxoconsultoria.poli.ufrj.br

Por que empresas fazem planejamento estratégico?

Imagine que você more no Rio de Janeiro e tenha vontade de conhecer o litoral do Nordeste Brasileiro de carro com sua família. Você pode pensar: “Tiramos férias, arrumamos a mala, entramos no carro e seguimos norte na BR 101”. Sem nunca ter feito essa viagem (ainda!), posso lhe garantir que será uma aventura! Afinal, não faltarão praias maravilhosas no percurso. Algumas questões, porém, vão surgir logo no início de sua viagem. Até onde gostariam de ir? Os 30 dias que tirou de férias do trabalho serão suficientes para chegar até lá e voltar? Quais praias conhecerão? E, quanto tudo custará? Perceba que mal começaram suas férias e a aventura tem potencial para se tornar um pouco estressante!

Imagine, agora, que você decida pensar estrategicamente e desenvolver um plano para essa viagem. Sua viagem, certamente, será diferente! Primeiro, você pode decidir qual será o destino. Se for no próprio carro, terá que dirigir de volta. Nesse caso, talvez consiga chegar até Natal – RN, cobrindo 2.659 km em cada perna. Ou, pode decidir alugar um carro, seguir até Barreiras – MA para terminar essa viagem fantástica nos Lençóis Maranhenses, cobrindo 3.794 km e voltando de avião. Depois, poderá escolher quais praias visitar, onde dormirão e quanto tempo permanecerão em cada local. Em seguida, poderá analisar o clima nos locais e decidir, estrategicamente, dirigir por mais tempo nos dias de chuva, para maximizar os momentos em cada praia. Por fim, poderá orçar a viagem para garantir que conseguirá ter as melhores férias possíveis que caibam no seu bolso.

O que é planejamento estratégico?

Essas duas situações hipotéticas têm em comum o objetivo de viajar pelas praias do Nordeste de carro. A diferença entre elas é que, devido ao planejamento prévio, no segundo caso tem-se um destino claro, uma estratégia de viagem, metas, prazo e orçamento. Logo, a viagem na segunda situação tem potencial para ser menos arriscada, menos estressante, mais barata e melhor. É exatamente dessa forma que funcionam as organizações! A razão da existência de qualquer empresa é fornecer valor aos seus clientes de forma lucrativa. Como um mapa de navegação para uma viagem, o planejamento estratégico desenha o caminho que a empresa deve percorrer para alcançar seu propósito. Em síntese, o planejamento estratégico é o conjunto de avaliações, compromissos, decisões e ações necessárias para que uma empresa obtenha vantagem competitiva.

Para que as empresas fazem um planejamento estratégico?

Vantagem competitiva é a capacidade de uma empresa apresentar desempenho superior a seus concorrentes em um ou mais itens. Pode ser entendida também como o conjunto de atributos que propicia uma empresa a diferenciar-se em relação a seus concorrentes ao entregar mais valor a seus clientes, sob o ponto de vista dos clientes. O sistema de produção “just-in-time” da Dell é um excelente exemplo de vantagem competitiva. Outros bons exemplos são os canais de distribuição da Coca-Cola e a força do “branding” da Procter & Gamble. A vantagem competitiva é crítica na obtenção e manutenção de clientes, pois é o motivo pelo qual os clientes escolhem a oferta de uma empresa sobre as demais!

É imprescindível reconhecer que vantagem competitiva é um termo relativo, ou seja, só faz sentido quando comparada aos concorrentes no mercado ou dentro do segmento de atuação. Isso porque, sem concorrência não há necessidade de estratégia, já que a finalidade do planejamento estratégico é justamente criar vantagens sobre seus concorrentes. Em última análise, o planejamento estratégico é o processo que assegura que a empresa selecione e execute corretamente as atividades que a propiciarão obter vantagem competitiva.

* * * * * *

E sua empresa, faz planejamento estratégico?

Deixe seus comentários ou dúvidas abaixo.

Compartilhe para que outros também tenham acesso.

Visite meu perfil para ler outros posts que possam lhe interessar.

Um abraço e até a próxima!!!

* * * * * *

ROBERTO BENTO é Contador e Economista, com Mestrado em Economia pela Northern Illinois University (EUA) e MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC-Rio. Possui experiência em Gestão Financeira, Controladoria e Tesouraria nos setores de Petróleo & Gás e Educação Executiva. Também atua como Professor do MBA da FGV e da UVA, Palestrante e Consultor. Especialista em Finanças e entusiasta por Estratégia, escreve no LinkedIn sobre temas relacionados a área financeira, economia, estratégia, gestão e negócios em geral.


Patricia Couto Oliveira

Gestão de Equipes | Inovação | Produtividade | Cultura e Clima

6 a

Parabéns! Ótimo texto!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos